Vão até esta sexta-feira, 8 de maio, as inscrições para o seminário “O Sistema de Justiça e o Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça”. Promovido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) do Conselho Nacional do Ministério Público, o evento ocorre na quarta-feira, 13 de maio, das 9h30 às 17h30, na sede do CNMP, em Brasília, com transmissão pelo canal institucional no YouTube.
O seminário é destinado a membros do Ministério Público que atuam em coordenações ou exercem funções estratégicas relacionadas à atuação eleitoral. Os participantes devem se inscrever pelo sistema de eventos do CNMP para receber certificado.
Inscreva-se!
A programação inclui três painéis, com os seguintes temas: Sistema de Justiça e enfrentamento à violência política; violência política na era digital: desinformação, discurso de ódio e discriminação política nas redes sociais, mecanismos de atuação e custódia de provas; e atuação do Ministério Público e da sociedade civil: experiências, monitoramento e respostas institucionais à violência política de gênero.
A presidente da UNCMP, conselheira Karen Luise de Souza, destaca que “a temática da violência política assume centralidade no contexto das discussões preparatórias para as eleições de 2026, exigindo atuação institucional articulada e qualificada. A realização do seminário constitui o primeiro passo de uma sequência formativa voltada a membros e servidores do Ministério Público, com foco no fortalecimento da atuação institucional no enfrentamento a esse fenômeno”.
De acordo com a conselheira, o evento integra uma estratégia formativa mais ampla, que será desenvolvida ao longo dos próximos meses, incluindo a oferta de curso na modalidade de ensino a distância (EaD) e a produção de um guia de atuação ministerial sobre a temática. A iniciativa tem por objetivo incentivar o alinhamento estratégico do Ministério Público brasileiro, promovendo um espaço de troca de experiências, difusão de conhecimentos e construção de diretrizes de atuação, especialmente no âmbito eleitoral.
AGENDA
Seminário “O Sistema de Justiça e o Enfrentamento à Violência Política de Gênero”
Data: 13 de maio (quarta-feira), das 9h30 às 17h30
Local: sede do CNMP, em Brasília
Transmissão: canal do CNMP no YouTube
Públicos-alvo: membros do Ministério Público que atuam nas coordenações ou exercem funções estratégicas relacionadas à atuação eleitoral
Inscrições: até 8 de maio, pelo sistema de eventos do CNMP
Informações complementares: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Notícia relacionada
CNMP realiza seminário sobre enfrentamento à violência política de gênero e raça em 13 de maio