Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Enasp/CNMP participa do Encontro Nacional de Proteção a comunicadores - Conselho Nacional do Ministério Público
Enasp
Publicado em 11/12/18, às 14h02.

emannuelO membro auxiliar da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), Emmanuel Levenhagen, participou do Encontro Nacional de Proteção a comunicadores, realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, em São Paulo. Nessa ocasião afirmou que “A intenção do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) é sensibilizar todos os membros do Ministério Público brasileiro da importância da questão da segurança dos profissionais de imprensa”.

O evento foi organizado pelo Instituto Vladimir Herzog, pelo Coletivo Intervozes, pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pelas organizações não governamentais Artigo 19 e Repórteres sem Fronteiras.

O objetivo principal do encontro foi discutir a proposta para criação de uma rede de proteção aos jornalistas em prol da liberdade de expressão, buscando dar maior visibilidade às agressões que esses profissionais sofrem no exercício de sua atividade profissional. Neste ano, o Brasil ficou em décimo lugar na lista de país com pior índice de impunidade em crimes contra a vida de comunicadores, ranking organizado pelo Comitê para Proteção dos Jornalistas.

O evento apontou, também, a escassez na produção de dados oficiais brasileiros sobre o assunto. A respeito desse tema o membro auxiliar Emmanuel Levenhagen afirmou que o órgão está mapeando todos os casos de homicídios a jornalistas e vai construir um banco de dados com estatísticas oficiais. “O Conselho, Por meio da Enasp, fez uma proposta de recomendação de priorização da persecução penal dos crimes praticados contra jornalistas, contra profissionais de imprensa e contra comunicadores de forma geral no exercício das suas profissões ou em razão dela”, afirmou Levenhagen.

Foto: Enasp/CNMP 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp