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Contabilidade, Finanças e Orçamento

Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais- Gestão Financeira

O projeto se refere ao cumprimento dos procedimentos e prazos estipulados pela Secretaria do Tesouro Nacional, permitindo o registro dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais em sistemas informatizados. Como escopo do projeto, foram estruturadas 4 (quatro) ações intrinsecamente ligadas, descritas a seguir: a) Análise dos Sistemas; b) Definição de Rotinas; c) Registros; d) Capacitação.

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Controle da Execução orçamentária

Processo de acompanhamento de empenhos e de indicação de dotação para autorização de licitações, a fim de controlar a execução do orçamento.

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Execução orçamentária através do Sistema SIGA

Nem sempre os registros efetuados em planilhas do Excel refletem fidedignamente os dados lançados no Programa Orçamentário, Financeiro e Contábil do Estado de Sergipe. Assim, o Projeto foi desenvolvido para que os indicadores a serem utilizados estejam de acordo com os valores apurados no Sistema de Gestão Pública Integrada GESP, de forma a proporcionar segurança dos dados importados pelo programa Business Intelligence - BI, imprescindíveis à tomada de decisão da Administração Superior.

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Prestação de contas informatizada

Diante da publicação da Resolução Normativa nº 31/2014/TP do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, o MP/MT se viu obrigado a se adequar ao novo padrão de envio de informações ao TCE. Assim, informações que antes eram enviadas em relatórios impressos, passaram a ser exigidas em meio eletrônico com novo formato padronizado com validação de campos. A normativa determinou o envio das informações de processos licitatórios e folha de pagamento do MP/MT até a data de julho/2015 e novembro/2015 respectivamente. Sabendo-se que não havia sistema informatizado de processos licitatórios, foi enxergado aí a oportunidade de otimizar o fluxo de trabalho no setor de aquisições criando-se um sistema para tal, bem como adaptar o atual sistema de gestão de pessoas para envio das informações de folha de pagamento.

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Sistema Integrado de Gestão Administrativa

Sistema integrado que terá módulos e ou subsistemas que atendem aos processos de controles internos, prestação de contas, gestão de suprimentos, gestão financeira, gestão de folha de pagamento, gestão de recursos humanos e planejamento. A ferramenta gerará qualidade e eficiência das rotinas dos setores das áreas de administração, finanças, controle interno, entre outras.

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Implantação do Sistema de Governança Pública Baseado em Custos Aplicados ao Setor Público (SICGESP)

A Diretoria de Programação e Orçamento (DPO) elabora este projeto que está associado ao objetivo estratégico 15 (Adequar os Recursos e a Gestão Orçamentária e Financeira), estratégia 15.1 (Adequar os recursos orçamentários da instituição mediante articulações com os poderes Executivo e Legislativo, por meio da constante demonstração do papel constitucional dos crescentes desafios e dos benefícios a serem colhidos pela sociedade alagoana com o aprimoramento da atuação do Ministério Público.) O projeto está relacionado com a temática: Gestão de Custos do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL). Com a evolução das necessidades sociais, legais e institucionais, a implantação do Sistema de Gerenciamento de Custos no setor público brasileiro é cada vez mais importante. Essa exigência baseasse principalmente na Lei 4.320/64, Decreto-Lei 200/67 e na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/00). A LRF traz em seu artigo 50, § 3º: A administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial. Além dos preceitos legais, o Conselho Nacional do Ministério Público no ofício-circular nº 017/2015/CPE/CNMP, seguindo o que foi definido na Ação Nacional Estruturante – Multiplicando a Estratégia: Gestão de Custos, ressalta a necessidade de implantação de um Sistema de Gestão de Custos em todas as unidades do MP com objetivo de aumentar o nível dos serviços prestados à sociedade. A informação de custos permite aos gestores melhorarem a qualidade do gasto público, pois a análise vai além do fluxo de caixa e evidencia os acréscimos e decréscimos que não compreendem a entrada e saída efetiva de recursos. Cita-se como exemplo: a depreciação do bens móveis, depreciação do bens imóveis e o consumo do material estocado em almoxarifado. A disponibilização da informação de custos possibilita maior compreensão dos recursos necessários para execução dos programas, maior nível de transparência, maior segurança na tomada de decisão e accountability. Isso afeta diretamente a qualidade do gasto público, fazendo com que a Administração Pública entregue a sociedade melhores serviços e com custos mais justos. Para que o Sistema de Gestão de Custos do Ministério Público do Estado de Alagoas – SGC/MPEAL seja implantado, uma série de modernizações administrativas e tecnológicas serão necessárias. A implantação do SICGESP é o início desse processo e a partir dele poderemos direcionar com mais assertividade os esforços organizacionais na inserção da cultura de custos dentro do MPE/AL. Por fim, na execução desse projeto será realizada a implantação do Sistema de Governança Pública Baseado em Custos Aplicados ao Setor Público (SICGESP) e a divulgação do modelo de custos e gestão junto ao público interno e extremo.

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SIAGEO – Sistema Informatizado de Apoio à Gestão da Execução

O Sistema Informatizado de Apoio à Gestão da Execução Orçamentária - SIAGEO é uma aplicação web que tem como principal objetivo dar suporte aos processos operacionais de planejamento e execução orçamentária do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, modernizando os processos, obtendo maior segurança, controle e agilidades, através das informações orçamentárias, empenhos, estornos de empenhos, remanejamentos, créditos adicionais gerados no Sistema.

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Implantação da Sistemática de Gestão dos Custos (ISGC)

Implantação da sistemática de gerenciamento de custos no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. 1) Pesquisas e levantamento de informações 2) Classificação taxinômica de custos (Plano de Contas de Custos ) 3) Mapeamento da origem das informações 4) Sistema 5) Comunicação e identidade visual 6) Encerramento.

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Controle de Dados Financeiros e do Orçamento

O projeto baliza-se na verificação das informações contábeis e financeiras na página eletrônica do ente público a ser fiscalizado. II – baixar portaria instruída com cópia de extrato obtido no portal da transparência, determinando a obtenção de informações a respeito das leis financeiras em vigor, associadas a relatórios e documentos de ordem financeira. III – análise das informações obtidas mediante perícia contábil, uma vez que a análise de informações financeiras e orçamentárias exige conhecimentos razoáveis de Direito Financeiro. IV – medidas preventivas em sede extrajudicial: IV.1 – Not. Rec. – Transparência Pública. IV.2 – Not. Rec. – Limite Prudencial e Competência/Capacidade Tributária Ativa, com enfoque na tributação associada à renda. IV.3 – celebração de TAC compreendendo o objeto das Notificações Recomendatória; V – Judicialização em caso de desatendimento de Not. Rec. ou TAC, ou de irregularidade verificada no sistema tributário ou no controle interno.

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Implantação do Sistema de Custos do MPM

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Automação SIMBA II

Criação de solução tecnológica para importar os casos (investigações) pendentes de CCS. O procedimento foi necessário uma vez que a API só busca casos novos. Especificamente, a solução permite que o CCS, obtido manualmente no site do BCB, seja incorporado ao SIMBA, sem necessidade de esperar a a transmissão do BCB, como no modelo antigo.

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