Apresentação

 

O projeto Bem Viver – Saúde Mental no Ministério Público, de iniciativa da Comissão da Saúde do CNMP, tem como propósito desenvolver uma política institucional permanente sobre o tema.

O exercício diário das funções ministeriais envolve o contato com graves problemas sociais e é cercado pelas mais diversas pressões, muitas vezes impactando a saúde mental de membros e servidores.

O bem-estar das pessoas que formam a instituição é condição para o desempenho exitoso de suas funções. Pensar e defender a saúde mental no Ministério Público constitui, assim, um compromisso com a própria sociedade, na condição de destinatária última da atuação ministerial.

 

Participe da Pesquisa

 

O estabelecimento de uma política institucional continuada de atenção à saúde mental depende de uma abordagem científica, isenta e alicerçada em dados confiáveis, obtidos por meio da escuta ativa das pessoas que fazem a instituição.


Para viabilizar a obtenção desses dados, é fundamental que os membros e servidores do Ministério Público brasileiro respondam o anexo questionário, elaborado por corpo técnico de especialistas da UFRGS e UNISINOS.


A ampla adesão ao projeto permitirá a identificação das questões mais sensíveis e viabilizará a estruturação de uma política eficaz de prevenção e cuidado com as pessoas.


Por isso, a sua participação é muito importante!


Clique aqui para preencher o questionário.

 

A sua resposta é anônima

As ferramentas escolhidas para a aplicação da pesquisa garantem o anonimato dos respondentes. Suas informações pessoais não serão acessadas e o conteúdo das respostas será analisado exclusivamente pelos pesquisadores.

Formato simples e seguro

O questionário está hospedado na plataforma Google Forms, referência mundial em pesquisas on-line, de fácil acesso e manejo.

Tempo de preenchimento

O tempo previsto para a resposta integral ao questionário é de 10 a 20 minutos.

Resposta facultativa

O desenvolvimento de um ambiente de trabalho que favoreça o ser humano e evite o adoecimento depende do maior número de respondentes, mas o preenchimento do questionário é opcional. Você pode desistir a qualquer tempo, hipótese em que suas respostas parciais não serão computadas.

Pesquisadores

Jaqueline Tittoni (coordenadora)

Janine Kieling Monteiro

Silvia Generali da Costa

Renato Koch Colomby

Marlon Campos

Thiele da Costa Müller de Castro

Michael Duarte

Adriana Machado Pooli

Fabiane Konowaluk Santos Machado

Jaqueline Tittoni (coordenadora)

Psicóloga. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/5539072466903999

Janine Kieling Monteiro

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e docente nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Enfermagem. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/2363463322940278

Silvia Generali da Costa

Psicóloga. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Aposentada da UFRGS, onde atuou como docente do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6528211766075000

Renato Koch Colomby

Bacharel em Administração. Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Líder do Tema Trabalho, Organizações e Subjetividade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/0929097479656094

Marlon Campos

Psicólogo. Doutorando Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/3543945469547240

Thiele da Costa Müller de Castro

Psicóloga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Psicologia pela UFRGS.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/0332136485630268

Michael Duarte

Psicólogo. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia pela UFRGS.

Link para o Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4668849245298782

Adriana Machado Pooli

Bacharel em Direito. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Psicologia pela UNISINOS. Servidora pública aposentada, atuação no Poder Judiciário (TRT/RS).

Link para o Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6049716291757875

Fabiane Konowaluk Santos Machado

Psicóloga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra e Doutora em Serviço Social/PUCRS.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/6899892765614015

Linha do Tempo

03/2020

Plano Diretor

Inclusão do projeto de saúde mental como um dos dois objetivos de contribuição da CES no biênio 2020/2021 -> Desenvolver uma política de acolhimento e atenção à saúde mental dos membros e servidores do Ministério Público.

Acesse o documento.

07/2020

Envio do Ofício-Circular n° 16/2020/CES aos Procuradores-Gerais para levantamento preliminar e diagnóstico do cenário inicial.

09/2020

Comissão lança programa para promoção da saúde mental de membros e servidores do MP

Apresentação do Projeto

Notícia

12/2020

Comissão da Saúde do CNMP lança cartilha sobre saúde mental no Ministério Público

Cartilha

Notícia

07/2021

Realização da pesquisa "Atenção à Saúde Mental de Membros e Servidores do Ministério Público: Fatores Psicossociais no Trabalho no contexto da pandemia de Covid-19".

Vídeos

Jairo Bisol

Trabalho e Pandemia

Assédio moral e trabalho

Estresse e Trabalho

Diálogos Interinstitucionais em Saúde: Projeto Bem-Viver

Riscos e fatores psicossociais no trabalho

Lançamento da Cartilha Bem Viver

Campanha Bem Viver - Saúde mental no Ministério Público

Saúde mental e trabalho em tempos de Covid-19

Desafios do Setor Público Final

Marcelo Santos

Promoção da Saúde Mental

Lançamento Oficial das Ações do Projeto de Saúde Mental

©2021 Saúde Mental