Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Membros do MP participam de encontro regional do planejamento estratégico do CNMP na Bahia - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 13/11/18, às 13h45.

abertura do eventoMembros dos Ministérios Públicos da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe estiveram  reunidos em Salvador, no 6º Encontro Regional do Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Nestas segunda e terça-feira, 12 e 13 de novembro, eles debateram, na sede do MP baiano, a estratégia e os valores que devem fundamentar a atuação do MP Brasileiro nos próximos dez anos. O evento é mais uma das etapas do projeto de elaboração do Planejamento Estratégico Nacional (PEN-MP) 2020-2029, desenvolvido pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do CNMP.

“É de especial importância para o MP Brasileiro a realização desses encontros que discutem o planejamento da instituição tanto para o presente quanto para o futuro”, registrou a procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado na abertura do evento. Ela acredita que o Ministério Público, após essas reuniões e da construção coletiva de atuação, tem focado a sua atenção e atuado de forma mais resolutiva para o que a sociedade realmente precisa.

Membro auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Ana Lara Castro explicou a dinâmica de elaboração do novo Plano Estratégico nacional. Segundo ela, o trabalho foi iniciado no final de 2017 e o novo projeto foi aprovado em abril último. “Desde então, o Conselho trabalha a construção de um diagnóstico para entender a dinâmica do MP brasileiro, a partir de entrevistas e visitas a órgãos colegiados nacionais, de coleta de expectativas dos membros e servidores da Instituição e da sociedade.” Agora, disse ela, estão sendo realizados esses encontros para elaboração de um mapa finalístico. O evento na Bahia é o sexto de oito encontros programados até o fim do ano. O mesmo já ocorreu em Bélem, Manaus, Porto Alegre, Belo Horizonte e São Luís.

Também participaram da mesa de abertura do evento na Bahia o procurador-chefe do MP Federal na Bahia, Fábio Loula; a subcorregedora-geral do MP da Bahia, procuradora de Justiça Márcia Guedes; a ouvidora do MP da Bahia, procuradora de Justiça Cleusa Boyda; a vice-procuradora chefe institucional do MP do Trabalho, Séfora Graciana; a procuradora de Justiça Cleonice Lima, representando a comissão do Sistema de Planejamento de Gestão Estratégica (Siplage); o procurador do MP Militar, Alexandre Saraiva; o coordenador da Gestão Estratégica do MP baiano, promotor de Justiça Fábio Velloso; a presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), promotora de Justiça Janina Schuenck .

Programa MP Comunidade

Desenvolvido pelo Ministério Público do Estado da Bahia com o objetivo de levar os serviços da instituição para mais perto do cidadão, o programa 'MP Comunidade' foi apresentado aos participantes do encontro regional. Segundo o promotor de Justiça Fábio Velloso, o projeto inverte a lógica de atendimento do MP porque faz a busca ativa, indo até o cidadão por meio de uma unidade móvel. Além disso, o programa tem total consonância com o Plano Estratégico e atende ao objetivo de aperfeiçoar a atuação funcional, cumprindo a iniciativa estratégica de elaborar projetos para criação de espaços institucionais mais próximos das comunidades. Somente este ano de 2018, as ações do 'MP Comunidade' propiciaram mais de 7 mil atendimentos. “Sempre houve um olhar atento da instituição em relação a essa necessidade de aproximação com os cidadãos”, lembrou ele, afirmando que a atuação foi melhorada no decorrer dos anos e o propósito é evoluir de forma mais pensada e alinhada ao Planejamento Estratégico.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp