Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Videoclipe sobre direitos humanos é veiculado em rede nacional de TV - Conselho Nacional do Ministério Público
Direitos humanos
Publicado em 17/1/19, às 17h38.

 

Banner NoticiaO videoclipe “A música que todos deveriam saber a letra”, produzido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, começou a ser veiculado nesta terça-feira, 15 de janeiro, em rede nacional pela TV Globo. A emissora apoiou o projeto e transmitirá, gratuitamente, a versão reduzida do clipe, de 30 segundos, na grade de intervalos da programação durante o mês.

O vídeo, lançado no último dia 10 de dezembro, faz parte da campanha elaborada em celebração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A ação é uma iniciativa da Presidência do CNMP, com apoio da União Europeia.

Cantado pela rapper Karol Conka e com participação especial da cantora Daniela Mercury, o clipe pretende difundir os direitos humanos previstos na Declaração e torná-los amplamente conhecidos pela sociedade. A letra da música dá vida ao documento e traz os 30 artigos em versão musicada.

Com conceito minimalista, o videoclipe completo tem quatro minutos e traz situações retratadas por diversos personagens que revelam violações de direitos e problemas mundiais, e traduzem os direitos humanos a serem afirmados pela sociedade. O refrão da música enfatiza que os direitos são devidos a todas e todos que assistem ao clipe: “São seus direitos, são seus direitos!”, destaca a letra.

Além da rapper Karol Conka e da cantora Daniela Mercury e sua esposa, Malu Mercury, a presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Keila Simpson, participou do videoclipe. Nenhuma delas cobrou cachê. A maioria dos atores e das atrizes presentes no clipe também foi voluntária.

Repercussão

O videoclipe teve grande repercussão na imprensa e nas redes sociais. Ao todo, foram contabilizadas, até o momento, mais de 125 mil visualizações no Youtube e no Instagram, considerando perfis oficiais da instituição e principais compartilhamentos.

Só no Instagram mais de 105 mil pessoas assistiram o material nos primeiros 15 dias de lançamento, de acordo com levantamento realizado pela Assessoria de Comunicação Social. O vídeo foi compartilhado por artistas e políticos de destaque, incluindo a rapper Karol Conka e a cantora Daniela Mercury, que participaram do projeto.

Na imprensa, pelo menos seis telejornais nacionais fizeram reportagens sobre a campanha na ocasião do lançamento. Além disso, foram registradas mais de 100 matérias veiculadas por 68 diferentes veículos, alcançando todo o território nacional.

Declaração

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um marco do reconhecimento da dignidade da pessoa humana e da igualdade de direitos. Elaborada por representantes de diferentes regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948, como um ideal comum a ser alcançado por todos os povos e nações. O documento estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Desde sua adoção, três anos após a criação da Organização das Nações Unidas, a Declaração foi traduzida em mais de 500 idiomas e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp