Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP inaugura exposição e galeria em homenagem à história do órgão - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 11/2/19, às 19h16.

 

47012219172 dceb18172paintpaint5 kNa tarde desta segunda-feira, 11 de fevereiro, no edifício-sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, foram inaugurados o Espaço Memória e a Galeria do Tempo do CNMP. O evento, promovido pelo Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (Coplaname), presidido pelo conselheiro Marcelo Weitzel, foi aberto ao público e contou com a presença de antigos membros do Conselho, além de importantes nomes do Ministério Público brasileiro.

A inauguração do Espaço Memória e da Galeria do Tempo do CNMP visa ao fortalecimento da identidade institucional e ao estímulo a programas de gestão e de preservação de documentos e da memória no Ministério Público, conforme previsto no artigo 4º da Resolução CNMP nº 158/2017.

Na Galeria do Tempo, os cidadãos poderão ver o registro dos fatos que marcaram a história do Conselho desde a sua criação, em dezembro de 2004. O Espaço Memória, por sua vez, em sua primeira exposição, apresentará ao público visitante a evolução dos trabalhos de estruturação da Casa, como os presidentes e principais projetos no CNMP, além dos conselheiros e servidores que contribuíram decisivamente para a conformação atual do órgão.

Presente ao evento de inauguração, a procuradora-geral da República e presidente do CNMP, Raquel Dodge, falou que um projeto dessa envergadura não é só uma ideia, mas também um sonho e um ideal de manter viva a memória, que conta quem somos, define nosso caráter e indica o caminho que já percorremos. “Queremos deixar um legado de altivez e honra, além de coragem e determinação para fazer cumprir a Constituição Federal e as leis. Esses espaços nos ajudam a olhar para o passado com o objetivo de entendermos o que precisamos fazer no futuro”, disse.

Por sua vez, Marcelo Weitzel destacou que a inauguração dos espaços é fruto do idealismo do ex-conselheiro Antônio Duarte, quem idealizou a regulamentação do Projeto Memória, e agradeceu a todos os membros, secretários e servidores que integram ou já integraram o CNMP, pois sem eles o órgão não teria história. “O Conselho é novo, mas já é rico em memória institucional, que deve ser preservada. Importante destacar também que a estrutura dos dois espaços foi montada de forma a poder receber mais painéis que continuem a contar a história do CNMP”, disse o conselheiro.

Clique aqui para ver mais fotos da inauguração.

Foto: Sergio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp