Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conferência sobre equidade de gênero no Ministério Público começa hoje, 22/2, em Manaus - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 22/2/19, às 12h15.

foto redAs autoridades participantes da “1ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça dos Ministérios Públicos Estaduais da Região Norte” já estão em Manaus/AM para o início do evento, nesta ‪sexta-feira, 22 de fevereiro, às 14 horas‬. O encontro pretende colher diagnósticos e promover a troca de boas práticas e experiências referentes a representatividade feminina no MP, buscando alcançar a equidade de gênero no Sistema de Justiça brasileiro.

A conferência é organizada pela Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva e da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil.

O evento será aberto pela presidente do CNMP e procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Entre as autoridades confirmadas, estão a deputada federal Soraya Santos e a chefe de Seção Política da Delegação da União Europeia no Brasil, Domenica Bumma.

Segundo Raquel Dodge, a iniciativa é necessária no atual contexto do País: “A participação das mulheres é cada vez mais forte na vida pública brasileira, mas ainda precisamos de igualdade de oportunidades e de participação”, afirmou.

Já de acordo a deputada Soraya Santos, a realização do encontro é importante na busca pela igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. “As instituições precisam olhar o próprio quadro profissional, a questão das carreiras e das ascensões. E esse encontro é importantíssimo quando a gente pensa em equidade e em resultado produtivo”. A deputada é coordenadora da bancada feminina na Câmara dos Deputados e 1a Secretária mulher da Mesa Diretora. “O Brasil só vai ser justo se tiver os dois olhares, masculino e feminino, cada um com seu universo”, complementou.

Para Domenica Bumma, a igualdade de gênero não é apenas um dever moral, mas sim uma questão de justiça social e de acesso igualitário. "Garantir os mesmos direitos a homens e mulheres torna nossas sociedades mais ricas e mais seguras. Essa é a razão da parceria entre o CNMP e a UE, que consideramos muito importante”, afirmou Bumma.

O evento se estende até amanhã, ‪23 de fevereiro‬, com debates que ocorrerão de forma simultânea em seis oficinas, de acordo com eixos temáticos já definidos, sob a mediação de duas relatoras e uma coordenadora para cada eixo. O projeto pedagógico inclui material de apoio e textos sobre igualdade e equidade de gênero. As conclusões serão analisadas na plenária final.

Veja aqui a programação do evento.

Foto: Ascom/CNMP 

Saiba mais 

CNMP e União Europeia realizam, em Manaus, conferência internacional sobre perspectivas de gênero no Ministério Público

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp