Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Combate à corrupção é tema de seminário promovido por CNMP e MPRJ - Conselho Nacional do Ministério Público
Seminário
Publicado em 15/3/19, às 16h59.

 

seminario mprj cnmpA fim de discutir estratégias e trocar experiências sobre a atuação do Ministério Público no combate à corrupção, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) participou nessa quinta-feira, 14 de março, da abertura do “Seminário CNMP e MPRJ: perspectivas sobre o combate à corrupção”. O evento, que aconteceu na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ), contou com a participação de representantes de instituições envolvidas na fiscalização dos gastos públicos.

Compuseram a mesa de abertura os conselheiros do CNMP Silvio Amorim e Sebastião Caixeta; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti; e o presidente da Associação do MPRJ (AMPERJ), Ertulei Laureano Matos.

Na ocasião, membros do MP abordaram os seguintes temas: roteiros de investigação, ação coordenada de orçamentos vinculados à educação, integridade como alicerce no combate à corrupção, experiências de combate à corrupção no MPRJ, técnicas de lavagem de capitais, cartéis em licitações públicas e acordo de leniência.

Sebastião Caixeta afirmou que o seminário se molda ao planejamento estratégico do CNMP, que, para o período de 2020 a 2029, elegeu o acompanhamento da gestão pública como prioridade. “O Ministério Público brasileiro atuará de modo ainda mais firme no combate à corrupção e na busca de implementação de políticas públicas eficientes”, resumiu. José Robalinho enalteceu a realização do evento pela “abordagem do tema num prisma técnico e científico. Precisamos, todos, estar atentos, prontos e unidos em nossa missão”, defendeu.

“No momento em que vemos o Estado do Rio em evidência pela corrupção que corrói serviços públicos, mata pessoas e tira crianças da escola, ganha força a certeza de que, somente com a união de instituições, conseguiremos superar todos os desafios que se apresentam. A presença de tantos colegas neste evento, de todo o país, é prova inequívoca do compromisso que assumimos no combate à corrupção”, afirmou Eduardo Gussem.

O seminário, que se encerra nesta sexta-feira, 15 de março, terá quatro painéis: Experiência de combate à corrupção no MP/RJ; Técnicas de lavagem de capitais; Cartéis em licitações públicas; e Acordos de leniência, além de debates sobre os temas propostos.


*Com informações e foto do MPRJ.

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp