Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ouvidor nacional do MP destaca papel das ouvidorias de gerar interação entre cidadãos e órgãos públicos - Conselho Nacional do Ministério Público
Ouvidoria Nacional
Publicado em 19/3/19, às 18h41.

 

IMG 9335paint“O propósito das ouvidorias é proporcionar a interação do cidadão com os órgãos públicos para que ele apresente sugestões, críticas ou denuncie um fato relevante. Esse papel de interlocução direta, simplificada e prática com o Poder Público gera uma maior participação democrática da população junto ao Estado”. Essa foi uma das declarações do ouvidor nacional do Ministério Público, Erick Venâncio, em entrevista ao programa Cidadania, da TV Senado.

Gravado em comemoração ao Dia do Ouvidor, celebrado no Brasil todo dia 16 de março, o programa vai ao ar na TV Senado, na segunda-feira, 25 de março, às 20h30. Ao lado de Erick Venâncio, foi entrevistado também o senador Marcio Bittar (MDB-AC), que é o ouvidor do Senado Federal.

Erick Venâncio também ressaltou que as ouvidorias possuem uma função pedagógica em relação às demandas que envolvem o Poder Público, indicando as instâncias e os procedimentos adequados para a manifestação. “As ouvidorias do Ministério Público, por exemplo, têm sido muito resolutivas. Tentam, em seus âmbitos de competência, resolver as questões apresentadas pelo cidadão, que, assim, acaba recebendo uma resposta mais imediata”, disse.

Erick Venâncio ainda falou que “as ouvidorias possuem uma matéria-prima que é ouro: a informação; temos que saber tratar e tabular essa informação para utilizá-la a fim de sempre melhorar o serviço público”.

Durante a gravação do programa, Erick Venâncio aproveitou para entregar a Marcio Bittar um exemplar da primeira edição da Revista da Ouvidoria Nacional do Ministério Público, lançada em 2018. Clique aqui para ver a versão on-line.

Clique aqui para entrar em contato com a Ouvidoria Nacional do MP.

Veja aqui a íntegra do programa Cidadania sobre o Dia do Ouvidor.

Veja abaixo onde encontrar a TV Senado.

TV aberta - canal 51

NET - canal 25

SKY - canal 169

GVT - canal 231

Foto: Sergio Almeida (Ascom/CNMP).

Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial