Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Começa a 1ª Reunião Ordinária de 2019 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Fórum Nacional de Gestão
Publicado em 2/4/19, às 15h51.

 

IMG 9221paintpaintComeçou nesta terça-feira, 2 de abril, a 1ª Reunião Ordinária de 2019 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG/MP). O evento, que prossegue até esta quarta-feira, dia 3, na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília-DF, foi aberto pelo presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), conselheiro Sebastião Caixeta.

O FNG/MP tem por objetivo promover o debate, o estudo, a análise, a discussão, a harmonização, a articulação e a implementação das melhores práticas de gestão para o suporte às atividades-fim do Ministério Público brasileiro.

Sebastião Caixeta destacou que, nesta primeira reunião do ano, o FNG/MP recebeu 240 inscrições de membros e servidores do Ministério Público brasileiro, sendo 107 mulheres (44%) e 133 homens (56%). “Isso é muito significativo, pois a busca da representação proporcional de gêneros é uma das metas do CNMP”, disse.

O conselheiro também ressaltou como o FNG/MP foi fundamental no processo de elaboração do novo Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP) para o decênio 2020-2029, que foi aprovado pelo Plenário do CNMP, em sessão ordinária, no dia 26 de março deste ano. “Meus agradecimentos aos diversos comitês deste Fórum. Os próximos passos serão a divulgação e a adesão pelas unidades e ramos ministeriais ao PEN-MP”, falou Sebastião Caixeta.

O presidente da CPE/CNMP ainda falou sobre o Prêmio CNMP 2019, que conta com 1.034 projetos inscritos, sendo boa parte da área estruturante do Ministério Público. “Percebem-se a fundamental participação da atividade-meio e a absoluta relevância dos comitês do FNG/MP. Para além da premiação, destaco o Banco Nacional de Projetos, que é uma das mais valiosas ferramentas nossas, pois possibilita que iniciativas exitosas sejam reconhecidas e replicadas”, disse o conselheiro.

Por sua vez, a secretária-geral do CNMP, Adriana Zawada, disse que não se imagina mais a Administração do Ministério Público brasileiro sem o FNG/MP e que as contribuições dos comitês fazem a instituição crescer e se fortalecer frente aos desafios enfrentados. “Este Fórum, já tradicional, é sempre aguardado com ansiedade. Agradeço a determinação de cada um de vocês, que, com qualificação e experiência, fazem do FNG/MP um evento forte e essencial”, afirmou.

Já o vice-procurador-geral do Trabalho, Luiz Eduardo Guimarães, que representou o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, falou que o FNG/MP é uma força, um vetor que conduz o processo de unificação do Ministério Público brasileiro. “Por meio deste Fórum e da elaboração do PEN-MP, temos certeza que alcançaremos uma instituição muito mais efetiva para os fins sociais aos quais se destina constitucionalmente o MP”, afirmou.

Após a abertura, o procurador do Trabalho e coordenador-geral do FNG/MP, Carlos Eduardo de Andrade, conduziu a Plenária de nivelamento dos comitês.

As atividades prosseguem durante toda a tarde com a reunião dos Representantes da Administração Superior (RAS) e dos comitês de Comunicação, Gestão Administrativa, Gestão Estratégica, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação. Na quarta-feira, pela manhã, as reuniões temáticas continuam e, à tarde, serão apresentados os trabalhos e as deliberações finais.

Clique aqui para ver a programação do FNG/MP.

Veja aqui mais fotos da abertura do evento.

Foto: Sergio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp