Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP participa do movimento Abril Verde - Conselho Nacional do Ministério Público
Campanha
Publicado em 2/4/19, às 19h03.

abril verde paintA partir desta terça-feira, 2 de abril, o prédio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) estará iluminado com a cor verde. A iniciativa faz parte da adesão ao movimento Abril Verde, que tem o objetivo de informar a população sobre doenças e acidentes do trabalho, promover e fomentar a cultura de prevenção a empregados e empregadores, bem como diminuir a ocorrência de acidentes e mortalidades registradas nos últimos anos. O prédio do CNMP recebe a iluminação especial até o fim deste mês.

O responsável pela iniciativa do Abril Verde é o Ministério Público do Trabalho (MPT). Para sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de investir na proteção à saúde e à segurança dos trabalhadores, o MPT lançou a campanha que integra as ações do Abril Verde de 2019, com o alerta de que é preciso “gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho”. A campanha conta com parceria da OIT, do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. O conteúdo pode ser conferido nas redes sociais do MPT durante o mês, quando acontecem ações em diversos estados com participação da instituição.

O mês foi escolhido devido a duas datas importantes para o tema: 7 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e 28, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidente do Trabalho.

O Abril Verde é o momento dedicado a discutir, com toda a sociedade, a saúde, a segurança e a prevenção de riscos no ambiente de trabalho. O enfoque, portanto, são os graves problemas ambientais que afligem a saúde e a segurança do trabalhador.

Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente do MPT – OIT, demonstram a ocorrência de um acidente de trabalho a cada 48 segundos no país, com uma vítima fatal a cada 3 horas. De janeiro de 2018 até 29 de março de 2019, foram mais de 802 mil acidentes de trabalho registrados, resultando em pelo menos 2.995 mortes.

Entre as vítimas fatais, estão: os trabalhadores que perderam a vida no maior acidente de trabalho da história do país, com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG); e os atletas entre 14 e 16 anos da categoria de base do Flamengo, vítimas do incêndio no centro de treinamento do Rio de Janeiro.

*Com informações do MPT

Foto: Sergio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp