Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Vencedores da 1ª Edição do Concurso de Fotografia do CNMP são premiados - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 9/4/19, às 11h10.

Premiação do concurso de fotografiaNesta terça-feira, 9 de abril, os vencedores da 1ª Edição do Concurso de Fotografia do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) foram premiados. A cerimônia ocorreu durante a 5ª Sessão Ordinária de 2019, no Plenário da Casa.

Das mãos da presidente do CNMP, Raquel Dodge, a fotógrafa Celene Oliveira, representando o Ministério Público do Estado de Sergipe, vencedor da categoria Institucional, e a servidora do Ministério Público do Trabalho Rayana Wara Campos de Arruda, primeiro lugar da categoria Autoral, receberam, cada uma, um kit com produtos do CNMP, um certificado e uma medalha.

Com o tema “Brasil, Nossa Casa: Retratos da Diversidade”, o concurso foi dividido em duas categorias. A Institucional incluiu fotos enviadas por representantes dos Ministérios Públicos Estaduais, do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Militar e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Já a categoria Autoral recebeu fotos inscritas por servidores, membros e estagiários do Ministério Público em todo o Brasil.

A imagem campeã da categoria Institucional, “Lambe-Sujos X Caboclinhos”, retrata a festa popular da cidade de Laranjeiras-SE, que reproduz de forma lúdica e teatral os enfrentamentos entre índios da região, contratados por senhores de engenho, e escravos foragidos.

Por sua vez, a foto vencedora da categoria Autoral retrata o símbolo, por excelência, de Ouro Preto: o Museu da Inconfidência. Na legenda, a autora explica que o objeto da imagem está diretamente atrelado à história brasileira, cujo coração não deixa de passar por Minas Gerais, onde tantos acontecimentos relevantes – sociais, econômicos e culturais – tiveram palco.

Premiação do concurso de fotografiaA secretária-geral do CNMP, Adriana Zawada, agradeceu a participação de todos os membros, servidores e estagiários do Ministério Público brasileiro que se inscreveram no 1º Concurso do CNMP. “Ao todo foram recebidas 158 imagens. Agradeço, ainda, a todos que votaram, pela internet, para a escolha dos vencedores da categoria Autoral. Foram computadas mais de 2.600 participações”, disse. Na categoria Institucional, as fotos foram julgadas diretamente pela comissão julgadora, prevista no edital de abertura das inscrições.

“Informo que as 37 fotos recebidas na categoria Institucional e as 27 fotos finalistas da categoria Autoral estão expostas no hall de entrada do nosso prédio, para que todos e todas, integrantes do Ministério Público e sociedade em geral, possam conhecer a riqueza do trabalho, que encheu de cores, vida e sensibilidade o nosso espaço”, complementou a secretária-geral do CNMP.

O concurso foi uma realização do projeto Nossa Casa, que visa a tornar o ambiente do CNMP mais humano e acolhedor ao público interno, ao Ministério Público brasileiro e aos cidadãos.

Confira aqui as fotos vencedoras da categoria Autoral.

Veja aqui as fotos vencedoras da categoria Institucional.

Clique aqui para ver a página do concurso.

Foto: Leonardo Prado (PGR)

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp