Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP dá início a seminário que trata da atuação do MP na celebração de acordos penais - Conselho Nacional do Ministério Público
Seminário
Publicado em 10/4/19, às 16h41.

Seminário Acordos PenaisNa tarde desta quarta-feira, 10 de abril, teve início o seminário “Acordos penais: aspectos técnicos e diretrizes. O MP se preparando para a mudança de paradigmas”, promovido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP). O evento, voltado para membros e servidores do MP, tem a duração de dois dias e acontece na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF.

O objetivo do seminário é analisar a prática dos acordos penais, realidade que se avizinha na legislação brasileira, de modo a desenvolver métricas e diretrizes para uma atuação ministerial adequada a partir da legislação vigente e do que já existe no direito comparado.

Na mesa solene de abertura, o presidente da UNCMP, conselheiro Lauro Machado, disse que “o seminário quer trazer uma reflexão sobre a Justiça Penal Negocial, que é uma perspectiva já iniciada pelo CNMP, com a edição das Resoluções nº 181 e nº 183”.

Lauro Machado também destacou que a resistência inicial aos acordos penais dentro do Ministério Público brasileiro vem sendo superada. Além disso, para ele, “a mudança cultural na atuação criminal do MP e do Poder Judiciário vai depender muito da atuação de cada um na atividade-fim. Se esse processo de transformação virar realidade, o benefício será grande para o maior destinatário do nosso trabalho: a sociedade”.

Também compuseram a mesa de abertura o conselheiro do CNMP Valter Shuenquener; o coordenador-geral da Corregedoria Nacional do MP, José Augusto Peres; o membro auxiliar da UNCMP, Renee do Ó Souza; a membro auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP Ana Lara Camargo; o juiz federal Marcelo Bretas; o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) Alexandre Rocha; e o professor da Universidade de São Paulo Thomas Conti.

Programação

Após a abertura, houve a palestra inaugural do promotor de Justiça Alexandre Rocha, que falou sobre “O futuro da atuação criminal: a política dos acordos penais, a jurimetria e o papel da vítima”. Ainda nesta quarta-feira, o professor Thomas Conti fará uma análise econômica dos acordos penais, e o juiz federal Marcelo Bretas abordará os acordos penais na perspectiva do Judiciário.

No dia seguinte, pela manhã, o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul Paulo Valério Moraes tratará de técnicas de persuasão e neurobiologia aplicada aos acordos penais. Na sequência, diretrizes para o acordo penal serão o tema a ser apresentado pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO) Marcelo André Azevedo.

O painel de encerramento do evento será feito pela procuradora da República Jerusa Viecili, que falará sobre aspectos práticos dos acordos penais.

Clique aqui para ver a programação completa.

Veja aqui mais fotos do evento.

Foto: Sergio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp