Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Membros e servidores do MP/PI participam de diálogo com a Corregedoria Nacional do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 26/4/19, às 18h37.

corregedoria mp pi 26 4O Ministério Público do Estado Piauí recebeu hoje, 26 de abril, a equipe da Corregedoria Nacional do Ministério Público, que organizou um encontro regional, com promoção de um diálogo com membros e servidores da instituição piauiense. Na oportunidade, foram tratados temas como resolutividade, evolução humana e desenvolvimento profissional.

Na ocasião, o corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, discorreu acerca de diversos temas relacionados às experiências e saberes produzidos no decorrer da atuação ministerial: o cuidado com a segurança pessoal, a necessidade de render atenção constante à saúde física e mental, a postura profissional no atendimento à população e o papel das corregedorias no aprimoramento das unidades do Ministério Público, entre outros assuntos. “Viemos em primeiro lugar para reconhecer que o MP do Piauí hoje é um dos mais importantes. Vim hoje dar testemunho do conceito que o MP/PI tem no Brasil. Eu não poderia deixar de vir aqui para falar com os procuradores de Justiça, promotores de Justiça e servidores para enaltecer o trabalho que vem sendo feito na instituição”, destacou Orlando Rochadel.

O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, agradeceu pela parceria e disponibilidade da Corregedoria Nacional. “Esse encontro é muito importante, pois estão sendo abordados temas de extrema relevância para o Ministério Público, sobretudo porque foi lançado um olhar especial sobre o atendimento aos cidadãos. Atualmente, além da resolutividade, buscamos a qualificação do resultado. O corregedor proferiu uma palestra muito enriquecedora. Tenho certeza de que membros e servidores saem hoje com novas percepções, o que fortalecerá o trabalho em prol da sociedade, desde o recebimento das demandas até sua resolução”, declarou Cleandro Moura.

Além do corregedor nacional e do chefe do MP/PI, compuseram a mesa de honra o corregedor-geral do Ministério Público local, Luís Francisco Ribeiro; a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Carmelina Moura; a diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP/PI, Teresinha Marques; os procuradores-chefes dos Ministérios Públicos Federal e do Trabalho no Piauí, Tranvanvan Feitosa e Ednaldo Brito; o chefe de Gabinete da Corregedoria Nacional, Rinaldo Reis, e o coordenador-geral do mesmo órgão, José Augusto Peres. O Hino Nacional Brasileiro foi interpretado por um trio de sanfoneiros da Polícia Militar, convidado especialmente para a ocasião.

Durante sua palestra, Orlando Rochadel ressaltou o papel integrador da Corregedoria, como órgão orientador que precisa trabalhar com uma perspectiva humana, zelando pelo desenvolvimento de um serviço de excelência ao tempo em que contribui para que os membros do Ministério Público lidem de forma saudável com os desafios da carreira ministerial. O corregedor entregou aos integrantes da mesa de honra algumas edições da revista “Atuação do Ministério Público brasileiro na área de Evolução Humana”. A publicação inclui artigo científico de autoria das promotoras de Justiça Cléia Fernandes e Carmelina Moura, do MP/PI.

Carmelina, que também exerce funções como membro auxiliar da Corregedoria Nacional, recebeu homenagem surpresa durante o evento. “A entrega da placa comemorativa constitui um sinal de respeito e reconhecimento pela à carreira e à história dessa estimada colega”, ressaltou Rochadel. A segunda parte da programação da manhã consistiu na interação direta entre os membros do MP e o corregedor nacional, com estabelecimento de diálogo que contemplou o compartilhamento de dúvidas, vivências e reflexões.

À tarde, a programação seguiu com palestras acerca dos temas: “Aspectos disciplinares de maior incidência na Corregedoria Nacional, com Rafael Kurkowski, coordenador disciplinar da CG/CNMP; “Atuação do Ministério Público e a Recomendação de Maceió”, com Samuel Alvarenga, coordenador substituto de inovação, evolução humana e estágio probatório; “Parâmetros de Qualidade e Resolutividade do Ministério Público brasileiro à luz da Recomendação de Aracaju”, com Clístenes Bezerra, coordenador substituto de correições e inspeções; e “Liderança, proatividade e gestão qualificada de Promotorias e Ofícios”, com José Augusto Peres, coordenador-geral da CG/CNMP. A mensagem final será proferida por Rinaldo Reis, chefe de Gabinete da CG/CNMP e conselheiro eleito para a próxima composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

* Com informações e foto do MP/PI

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp