Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Em evento na CVM, membro auxiliar do CNMP aborda o tema do enfrentamento da corrupção - Conselho Nacional do Ministério Público
Enfrentamento da corrupção
Publicado em 6/5/19, às 14h49.

 

Luiciana Asper“Corrupção não é apenas sinônimo de escândalos políticos e esquemas de desvio de fundos, como também uma prática presente no dia a dia de muitos brasileiros.” A afirmação é da promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e membro auxiliar da Comissão de Especial de Enfrentamento da Corrupção do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Luciana Asper (foto). No dia 29 de abril, Luciana ministrou a palestra “Todos juntos contra a corrupção: inovações para um terreno fundado na integridade”, na Comissão de Ética da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Rio de Janeiro.

A promotora Luciana Asper coordena, no CNMP, a campanha #TodosJuntosContraaCorrupção. Lançada em 2017, a campanha é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que reúne mais de 70 órgãos e entidades em funcionamento no País. Por meio da denominada Ação 6 de 2017, coordenada pelo Conselho, a rede busca consolidar propostas de prevenção à prática da corrupção, fomentando a integridade social e a educação para a cidadania.


O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade no combate à corrupção por meio de ações de conscientização e de projetos educacionais que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes, íntegros e engajados.

Em sua palestra na Comissão de Valores Mobiliários, Luciana citou exemplos práticos sobre imoralidade e os pilares da integridade. “É essencial discutir esse tema tão importante nesse momento histórico que estamos vivendo. O principal é que temos que dar o nosso melhor, onde estivermos. Se a gente não tem 100% de comprometimento, a gente não consegue combater a corrupção. Se eu colocar 99% de esforço, as dificuldades serão tão grandes que eu não vou me comprometer e, consequentemente, vou pelo caminho do menor esforço. A integridade, depois de uma caminhada de 500 anos, exige o nosso comprometimento de 100%, pois é assim que conduzimos nossos problemas até a solução”, destacou.

A palestra também destacou que educar e tratar as pessoas significa tratar a corrupção preventivamente, ao comprometer os cidadãos com a mudança de comportamento. “Quando vamos começar a relacionar o fato de uma pessoa comprar um celular na internet sem saber a procedência e os índices de violência? Omitir-se também é uma escolha. Eu sempre me questiono quando na minha vida eu me omiti, em vez de agir, porque isso que causa o resultado que estou vivendo hoje”.

Além da campanha #TodosJuntosContraaCorrupcao, a promotora falou sobre o Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção. Luciana lembrou que o objetivo é reforçar que a corrupção não está no DNA do brasileiro. “Queremos fomentar, estrategicamente, ecossistemas de integridade em qualquer ambiente — escolar, acadêmico, organizacional ou comunitário — para, intencionalmente, formar o cidadão resistente à corrupção e ativo na participação e controle social”.

Acesse aqui o hotsite da campanha #TodosJuntosContraaCorrupcao

Foto e informações: ASC/CVM

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp