Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Cerimônia abre os trabalhos de correição da Corregedoria Nacional do Ministério Público em São Paulo - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 6/5/19, às 17h48.

correicao sp aberturaA solenidade de abertura da correição ordinária realizada pela Corregedoria Nacional do Ministério Público em São Paulo ocorreu na manhã desta segunda-feira, 6 de maio, no auditório do edifício-sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas/SP.

Durante esta semana, uma equipe composta por servidores e membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizará visitas para verificar a efetividade da atuação funcional do Ministério Público da União (Ministério Público Federal e do Trabalho) e do Ministério Público Estadual, em São Paulo, nas cidades de Campinas, Sorocaba, Bauru, Marília e Presidente Prudente. A correição ordinária, a terceira realizada no ano de 2019, é coordenada pelo corregedor nacional do MP, Orlando Rochadel (foto), e termina na próxima sexta-feira, 10 de maio.

A principal finalidade das correições realizadas periodicamente pela Corregedoria Nacional do MP é verificar a estrutura e a atuação funcional dos órgãos do Ministério Público brasileiro, quanto ao cumprimento do exercício pleno de sua função constitucional.

Ao término dos trabalhos da correição, será produzido um relatório com determinações e recomendações ao MPF, MPT e MP Estadual, para eventual promoção de melhorias nas instituições. O documento será submetido ao Plenário do CNMP.

A solenidade

Na cerimônia de abertura, Orlando Rochadel ressaltou que a vontade da Corregedoria Nacional de cuidar dos membros correicionados é maior do que qualquer intenção de punir. “Quero destacar três aspectos da vida: físico, mental e espiritual. Cuidem do corpo e da mente, tenham tempo para fazer exercícios, pois assim serão pessoas e profissionais melhores. E, quando falo de espiritualidade, não abordo o tema religião, mas sim o sentido que vocês dão à vida. É sobre valores éticos, amor pelo próximo e sorriso no rosto”.

Rochadel também enumerou os cinco pilares que atualmente regem as atividades da Corregedoria Nacional (amor e não temor; humanização e evolução humana; qualidade e resolutividade; princípios da unidade e indivisibilidade; e quem ama corrige), falou sobre a importância do atendimento direto ao público – sejam cidadãos, advogados ou políticos – e destacou que os líderes do MP precisam conservar dentro de si e de seus liderados as melhores qualidades que cada um possua.

Por sua vez, a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Maria Stela Guimarães, ressaltou que pela primeira vez o interior do Estado de São Paulo tem a satisfação de receber uma correição ordinária da Corregedoria Nacional. “Trata-se de um momento histórico e uma valiosa oportunidade de mostrarmos nosso compromisso com a transparência, pois a vinda da equipe do CNMP possibilita uma verdadeira prestação de contas acerca do funcionamento da nossa instituição”, falou.

Já o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Smanio, disse que a correição proporciona uma chance de se ter um olhar aberto e claro sobre o que o Ministério Público precisa fazer para sempre aprimorar sua atuação. “Muito importante estarmos agora unidos e coesos sob a batuta da Corregedoria Nacional, que tem muito a nos dizer e mostrar”. Quem também falou foi o procurador-chefe da Procuradoria da República em SP, Thiago Lacerda: “recebemos a correição de coração aberto, para que possamos evoluir juntos, tendo a humildade de aprender, pois sabemos que qualquer ser humano pode melhorar”.

Também compuseram a mesa de abertura os conselheiros do CNMP Silvio Amorim, Luiz Fernando Bandeira de Mello e Dermeval Farias; o vice-corregedor-geral do MP/SP, Motauri de Souza; o coordenador de correições e inspeções da Corregedoria Nacional do MP, Cesar Kluge; o presidente da 3ª Subseção de Campinas da OAB, Daniel Blikstein; o chefe de gabinete da Corregedoria Nacional do MP, Rinaldo Reis; o coordenador-geral da Corregedoria Nacional do MP, José Augusto Peres; o assessor especial da Corregedoria Nacional do MP, Benedito Torres; o coordenador disciplinar da Corregedoria Nacional do MP, Rafael Kurkowski; e os membros auxiliares da Corregedoria Nacional do MP Afonso de Paula e Manoel Rebello.

Veja aqui mais fotos da solenidade.

Leia mais

Corregedoria Nacional do Ministério Público quer ouvir os cidadãos em Campinas/SP

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp