Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Começa o seminário “Interações do Ministério Público na Era da Informação” - Conselho Nacional do Ministério Público
Seminário
Publicado em 7/5/19, às 15h50.

 


interaçõesComeçou na manhã desta terça-feira, 7 de maio, o seminário “Interações do Ministério Público na Era da Informação”. O evento prossegue durante todo o dia de hoje e de amanhã, quarta-feira, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.

Ao longo dos dois dias, especialistas vão ministrar palestras e debater sobre as interações institucionais do Ministério Público na comunicação com os diversos segmentos da sociedade. O seminário, iniciativa da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (CPAMP/CNMP), é voltado para membros e servidores do Ministério Público, especialmente os que têm atuação na coordenadoria de segurança ou com exercício na área de assessoria de comunicação.

Na solenidade de abertura, o presidente da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público, conselheiro Marcelo Witzel, destacou que a finalidade do seminário surgiu com a preocupação com a segurança, com a imagem e com a forma de relacionamento do Ministério Público com a sociedade. “Este evento será uma oportunidade para que possamos entender como será a melhor forma de relacionamento e de comunicação com a sociedade, já que o trabalho do Ministério Público se dirige a ela. Além disso, será um momento para refletirmos sobre os limites da comunicação na era moderna”, disse Weitzel.

Por sua vez, a secretária-geral do CNMP, Cristina Melo, enalteceu a programação do seminário, formada por especialistas de diversas áreas, como o direito e o jornalismo, e destacou que “o tema do seminário é de interesse de todos. Os palestrantes vão levar ao público novas ideias sobre o assunto”.

Além de Marcelo Weitzel e de Cristina Melo compuseram a mesa de abertura da solenidade o conselheiro do CNMP Lauro Nogueira; o subprocurador-geral de Justiça Militar aposentado José Carlos Couto; o 1º vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Tavares; e o jornalista Alexandre Garcia.

Compareceram ao seminário membros do Ministério Público, integrantes do Poder Judiciário e autoridades dos três poderes.

Palestra de abertura – O jornalista Alexandre Garcia, que atuou por vários veículos de comunicação e que, atualmente, é colunista de política, ministrou a palestra de abertura do seminário. Com o tema “Brasil, o país do futuro”, o jornalista discorreu sobre fatos políticos e econômicos do Brasil e acerca de fake news, as notícias falsas divulgadas, principalmente, nas redes sociais”.

Para Garcia, o fenômeno das fake news é antigo, pois a mídia sempre divulgou notícias falsas, só que eram chamadas de boatos. “Um dos meios de se combater as fake news é não dar audiência aos veículos de comunicação que propagam notícias inverossímeis”, disse.

O jornalista acrescentou que as redes sociais facilitam a transmissão das informações, fazendo com que todos os usuários se tornem jornalistas. “A gente deixou de ser passivo graças às redes sociais. Todos participamos dos acontecimentos e agregamos opiniões”.

Na sequência da programação do seminário, o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, falou sobre a experiência na chefia do Centro de Comunicação do Exército.

A programação traz outros especialistas, como o juiz de direito do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul Marcus Abreu, o jornalista William Waack, representantes do Ministério Público, da Magistratura e agentes com experiência na atuação na área de Segurança Pública.

Veja aqui a programação completa.

Acesse aqui mais fotos do evento.

Fotos: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp