Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP participa da campanha Maio Lilás - Conselho Nacional do Ministério Público
Campanha
Publicado em 16/5/19, às 18h59.

sede maio lilasO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) participa da campanha Maio Lilás, que consiste na realização de diversas atividades destinadas a promover o princípio da liberdade sindical, convidando a sociedade e, em especial, os trabalhadores e empresas, a conhecer as entidades sindicais que defendem os direitos e interesses de suas categorias. Em referência à data, o prédio do Conselho recebe a cor lilás até o fim deste mês.

O responsável pela iniciativa do Maio Lilás é o Ministério Público do Trabalho (MPT). O mês foi escolhido devido à comemoração do Dia do Trabalho.

A campanha deste ano terá como foco três temas especiais: importância dos sindicatos na defesa dos interesses de seus representados e, em consequência, a necessidade de os trabalhadores conhecerem e participarem das atividades promovidas pela entidade que os representa; práticas sindicais, em especial a valorização das boas condutas e o combate às que forem antissindicais; e os dez anos de criação da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), vinculada ao MPT.

Cartilha "Sindicatos" - Você sabe o que é um sindicato? O que faz? Para que serve? Muitas pessoas acham que sabem baseadas em informações superficiais, opiniões de conhecidos e estereótipos. A nova edição da série MPT em Quadrinhos tira dúvidas sobre o tema.

Acesse a cartilha aqui.

Histórico - O lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

Foto: Sérgio Almeida (Secom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp