Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP conhece projeto desenvolvido pelo MP/GO na área ambiental - Conselho Nacional do Ministério Público
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Publicado em 17/5/19, às 17h14.

 

reuniao cma goiasO presidente da Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP), conselheiro Luciano Nunes Maia, e o membro auxiliar da comissão, Erick Alves, reuniram-se nessa quinta-feira, 16 de maio, com membros do Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO), em Goiânia, para conhecerem o Programa Ser Natureza, voltado para a defesa do meio ambiente.

Luciano Nunes Maia sugeriu que o Programa Ser Natureza seja divulgado nacionalmente, para que sirva de modelo às demais unidades estaduais e ramos do MP brasileiro. Segundo o conselheiro, a alta resolutividade e o grande envolvimento das comunidades dos municípios em que o programa é implantado impressionam.

Por sua vez, Erick Alves disse que o MP/GO conseguiu envolver os produtores rurais do município na busca de soluções efetivas para a degradação ambiental. Ele afirmou ter percebido que o trabalho da Promotoria de Justiça local é meticuloso e de excelente receptividade. “A comunidade está envolvida em um objetivo comum, a preservação ambiental. Entendo que o fluxograma estabelecido para a implantação do projeto foi decisivo para o seu sucesso”, explicou.

Durante a reunião, que aconteceu logo após uma visita ao município de Panamá, onde ocorreu um Dia de Campo, o procurador-geral de Justiça goiano, Aylton Vechi, disse que os promotores de Justiça de Goiás têm atuado de forma a buscar resultados efetivos, evitando a judicialização. “O promotor de Justiça tem uma grande caixa de ferramentas à sua disposição e precisa conhecer a condição adequada para utilizar cada uma das ferramentas. E o Ser Natureza proporciona a construção de uma solução para uma questão que muito nos preocupa, o meio ambiente”, afirmou.

Visita ao município de Panamá

Na cidade de Panamá, Erick Alves conheceu, in loco, as ações desenvolvidas pelo Projeto Ser Natureza na recuperação de nascentes e de educação ambiental. O programa do MP/GO vai integrar uma obra de boas práticas da CMA/CNMP e está entre as seis iniciativas, até agora, escolhidas entre as implementadas no País pelos Ministérios Públicos dos Estados e da União.

“Saio daqui com uma lição de cidadania pelo envolvimento da sociedade. Esse é o retrato de Brasil que dá certo quando a sociedade quer”, afirmou o membro auxiliar, ao final da roda de conversa que rememorou todas as atividades do Ser Natureza, realizadas entre 2015 e 2018.

* Com informações e foto da Ascom do MP/GO

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp