Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP dá início à capacitação na área de Tecnologia da Informação - Conselho Nacional do Ministério Público
Tecnologia da informação
Publicado em 11/6/19, às 10h45.

 

curso joao paintNesta terça-feira, 11 de junho, teve início, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília-DF, a capacitação em “Fundamentos da ITIL 2011 – Information Tecnology Infraestructure Library”. O evento é uma realização da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), por meio do Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPTI/FNG-MP), com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A capacitação pretende instrumentalizar servidores da área de tecnologia da informação (TI) do CNMP, dos ramos do Ministério Público da União (MPU) e das unidades dos Ministérios Públicos dos Estados convidados, com os conceitos básicos da ITIL v3, de maneira que, ao final do curso, entendam quais os processos e funções que compõem a ITIL e estejam aptos a mapear e modelar esses processos para as unidades de TI, bem como seus respectivos indicadores.

Por ocasião da abertura dos trabalhos nesta terça-feira, o membro auxiliar da CPE/CNMP Carlos Eduardo Andrade disse que “o treinamento já é uma contribuição do CNMP às unidades e ramos do Ministério Público no intuito de auxiliá-los no cumprimento dos objetivos estratégicos de TI, no novo Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (2020-2029)”.

A instrutora, Luciana Maria de Araújo Freitas, é pós-graduada em Segurança em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Brasília e certificada em ITIL Foundation v3, analista de Informática no MPU e atualmente exerce a função de Assessora de Governança de TI no MPDFT. A capacitação tem a duração de 32 horas, com término nesta na sexta-feira, dia 14.

O Fórum Nacional do Gestão do Ministério Público

A Portaria CNMP-PRESI nº 25, de 23 de março de 2012, instituiu o Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público e, entre seus objetivos, está a implementação e fomentação das melhores práticas de gestão, inclusive propor treinamento para membros e servidores (art. 1º. c/c art. 5 º, inciso VI).

Um dos comitês temáticos do FNG-MP é o de Políticas de Tecnologia da Informação (CPTI), previsto no art. 17 da Portaria CNMP-PRESI nº 70, de 27 de março de 2014. Entre outras atribuições, compete-lhe compartilhar conhecimentos, informações, soluções de TI e bases de dados com intuito de promover a melhoria de resultados institucionais e da administração pública e propor treinamentos para membros e servidores na área de TI.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial