Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Dados sobre atuação do MP no Brasil são publicados em ferramenta de BI, lançada na sessão desta terça, 27/8 - Conselho Nacional do Ministério Público
Sessão
Publicado em 27/8/19, às 18h58.

plenarioIMG 2552Dados sobre a atuação finalística e administrativa do Ministério Público no Brasil integram a 8ª edição da publicação “MP – Um Retrato”, que este ano, de forma inovadora, será publicado em relatório de BI (Business Intelligence) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O anúncio foi feito pela secretária-geral do CNMP, Cristina Melo, durante a sessão ordinária nesta terça-feira, 27 de agosto. 

“Além da economicidade, a publicação em formato de BI facilita o cruzamento e a análise de dados, a criação de relatórios e painéis que favorecem o processo de tomada de decisão. O trabalho viabiliza, ainda, o acesso à informação pelo cidadão e o diálogo permanente com a sociedade”, afirmou Melo.

O anuário “MP – Um Retrato” consolida informações da atuação dos Ministérios Públicos Estaduais e dos quatro ramos do Ministério Público da União (Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal e Territórios).

Cristina Melo agradeceu o envolvimento das unidades de todos os ramos do MP à prática da governança promovida pelo CNMP que tornou possível a realização desse trabalho construído por meio da cooperação interinstitucional.

A primeira edição da publicação foi divulgada em 2011 como resultado da uniformização de nomenclaturas em todo Ministério Público, estabelecida na Resolução CNMP nº 63/2010, que instituiu as tabelas unificadas.      

Entre os dados disponíveis estão a quantidade de inquéritos civis instaurados e finalizados anualmente; os Termos de Ajustamento de Conduta assinados, as recomendações expedidas e a quantidade de diligências realizadas em cada uma das unidades do MP em todos os ramos.

Na área administrativa estão informações sobre o número de cargos de membros providos em 1ª, 2ª e 3ª instâncias de 2014 a 2018, o total de cargos de servidores existentes e os providos nos últimos cinco anos.  É possível filtrar as informações por região ou por unidade do MP.

O “MP – Um Retrato” também possibilita o acesso ao Banco de Projetos desenvolvido no Brasil em várias áreas de atuação finalística e de gestão administrativa do Ministério Público. Também está disponível o glossário com 47 termos para auxiliar no entendimento das informações.

O acesso às informações ficará disponível no site do CNMP, no menu Transparência, no link Relatórios em BI. Outras três publicações em BI estão disponíveis: Sistema Prisional Militar em Números, Controle Externo da Atividade Policial em Números e Sistema Prisional em Números.

Veja aqui a íntegra do BI “MP – Um Retrato”.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp