Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comitê Nacional do MP de Combate ao Trabalho Escravo realiza capacitação no combate ao tráfico de pessoas - Conselho Nacional do Ministério Público
Trabalho escravo
Publicado em 5/9/19, às 14h19.

 

Banner Notícia V2 2O Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Conatetrap) realiza, nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório da sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília-DF, capacitação sobre o combate ao tráfico de pessoas.

A capacitação é direcionada a membros do Ministério Público, sendo que o custeio da participação dos representantes será da unidade/ramo ministerial de origem. As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de setembro. Basta solicitar a participação ao endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., acompanhada dos respectivos contatos telefônicos e e-mail funcional.

As atividades serão realizadas em parceria com o International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), com sede em Viena, Áustria, tendo como objetivo capacitar os membros do MP na investigação, persecução e condenação no crime de tráfico de pessoas, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades para que o Ministério Público possa melhor responder à dinâmica desse crime complexo.

A capacitação faz parte do projeto “Atenção Brasil: fortalecendo a capacidade do governo brasileiro no enfrentamento do tráfico de pessoas”, financiado pelo governo dos Estados Unidos da América.

Veja aqui a programação.

O Comitê

O Conatetrap é órgão colegiado instituído no CNMP com o objetivo de elaborar estudos e propor medidas para aperfeiçoar a atuação das unidades do MP no enfrentamento da exploração do trabalho em condição análoga à de escravo e ao tráfico de pessoas.

Entre outras competências, estabelecidas no artigo 2º da Resolução CNMP nº 197/2019, caberá ao Conatetrap buscar articulação com órgãos do Poder Executivo, defensorias públicas e entidades da sociedade civil com a temática, fóruns, comissões e comitês afins.

Conforme o disposto na citada resolução, o Conatetrap é composto por três conselheiros do CNMP; um membro do MP auxiliar, indicado pela Presidência do CNMP; e seis membros do MP, sendo dois dos MPs estaduais, dois do Ministério Público Federal e dois do Ministério Público do Trabalho, indicados, respectivamente, pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, pelo procurador-geral da República e pelo procurador-geral do Trabalho. O presidente e o vice-presidente do Comitê são escolhidos entre os conselheiros do CNMP.

O Conatetrap se reúne a cada dois meses e, extraordinariamente, sempre que for convocado pelo seu presidente, de ofício, ou por requerimento da maioria de seus membros.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp