Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Memoriais das Conferências Regionais das Procuradoras e Promotoras registram mais de 130 propostas para equidade de gênero - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 17/9/19, às 16h36.

confO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou nesta terça-feira, 17 de setembro, os memoriais das cinco Conferências Regionais das Procuradoras e Promotoras de Justiça, que foram realizadas no primeiro semestre de 2019. Os documentos, em formato de revista, registram informações sobre os eventos e apresentam, ao todo, mais de 130 propostas resultantes dos debates realizados nas oficinas sobre ingresso das mulheres na carreira, condições de trabalho, políticas institucionais, políticas de equidade, carreira e outras jornadas e empoderamento.

Ao todo, os encontros, que compõem o projeto Diálogos Brasil-União Europeia: Perspectivas de Equidade de Gênero no Sistema de Justiça – Ministério Público, reuniram cerca de 350 participantes. De acordo com a presidente do CNMP, Raquel Dodge, com a iniciativa, o Ministério Público reafirma o compromisso institucional na busca por equidade de gênero e na promoção da igualdade como efetivação do direito à diferença, à pluralidade e à convivência harmônica entre todos. "A partir de dados quantitativos publicados pela pesquisa Cenários, sobre a participação feminina no MP brasileiro, as conferências inovaram ao propor a construção de um diagnóstico subjetivo", afirmou na apresentação das publicações.

Entre as propostas compiladas estão sugestões como a garantia de representação mínima de gênero na realização de eventos institucionais; a inserção, no planejamento estratégico do MP e do CNMP, do compromisso com a temática de equidade de gênero e raça; o fomento da política institucional para que promotoras e procuradoras ocupem cargos de liderança; a instituição de Comitê e Programa de Equidade de Gênero e Raça e diretoria da mulher nas associações de classe; a formulação de campanhas educativas para desconstrução de estereótipos de gênero, raça, etnia e deficiência; o estabelecimento de mecanismos que assegurem o acesso das mulheres dos MPs como conselheiras do CNMP; o fomento de horário diferenciado de aleitamento para as servidoras do MP; a atuação pela garantia de condições diferenciadas às gestantes e lactantes; e o estímulo à participação das mulheres que integram o MP em atividades institucionais e acadêmicas.

Além de produzir um diagnóstico acerca da situação das mulheres que integram o Ministério Público brasileiro e elaborar propostas para dirimir desigualdades de gênero na instituição, as conferências regionais visaram ao diálogo e ao intercâmbio de experiência e boas práticas com os sistemas de justiça dos Estados – membros da União Europeia.

 As conferências foram promovidas pela presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva (SDH/CNMP) e da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e com as Procuradorias-gerais de Justiça dos Estados de cada região brasileira.

 A parceria propiciou uma abordagem comparativa entre o Brasil, a União Europeia e seus Estados-Membros, com a finalidade de estimular novas práticas e novos olhares para fortalecer a presença de mulheres e de lideranças femininas, de modo a atuar pela implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, e assim buscar o cumprimento do compromisso internacional assumido pelo Estado brasileiro de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

 Histórico

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, foi realizada a 1ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras dos Ministérios Públicos Estaduais da Região Norte, em Manaus/AM. A 2ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça aconteceu em Salvador/BA, nos dias 29 e 30 de março. Já a 3ª Conferência foi em Goiânia/GO, nos dias 26 e 27 de abril, enquanto a 4ª Conferência aconteceu nos dias 7 e 8 de junho, em São Paulo/SP. Por fim, a 5ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça ocorreu nos dias 28 e 29 de junho, em Bento Gonçalves/RS, município da Serra Gaúcha.

Coordenada pela presidente do CNMP e procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a Comissão Organizadora das Conferências é composta pela secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do CNMP, Ivana Farina; pela representante do Grupo de Trabalho sobre combate à violência doméstica e defesa dos direitos sexuais e reprodutivos da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP (CDDF/CNMP), Jacqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira; pela representante do Grupo Nacional de Direitos Humanos da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Dulce Helena de Freitas Franco; pela representante do Grupo Nacional de Direitos Humanos da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Conselho Nacional de Procuradores-gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (GNDH/ COPEVID/CNPG), Ana Teresa Silva de Freitas; pela representante da Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP), Mariana Seifert Bazzo; pela ex-secretária-geral do CNMP, Adriana Zawada; e pela secretária-geral do CNMP, Cristina Melo. Representando a Delegação da União Europeia no Brasil, participaram das conferências Claudia Gintersdorfer, Maria Rosa Sabbatelli e Domenica Bumma.

Acesse aqui os memoriais.

Saiba mais

 5ª Conferência sobre equidade de gênero encerra ciclo de encontros em todas as regiões do país

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp