Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP divulga livreto do planejamento estratégico da instituição - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 8/10/19, às 16h21.

 

Banner notícia 1O livreto do Planejamento Estratégico do CNMP (PE-CNMP) para o período de 2018 a 2023 encontra-se disponível no Portal do CNMP. O documento contempla o mapa com 17 objetivos estratégicos, divididos em quatro perspectivas: sociedade, fortalecimento institucional do Ministério Público, processos internos, além de aprendizado e crescimento.

Além disso, para o monitoramento e acompanhamento da estratégia da instituição, o documento apresenta o detalhamento dos 36 indicadores de desempenho definidos, importantes para o estabelecimento de metas e o fornecimento de informações necessárias para o processo de tomada de decisões. Vinculados aos objetivos estratégicos, foram estabelecidos, pela Alta Administração, 35 projetos prioritários para a Casa.

A elaboração do plano (o segundo da instituição) foi conduzida pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do CNMP, que realizou benchmarking, pesquisa e estudos, de modo a buscar uma metodologia de construção que fosse legítima e de fácil aplicação. Após a definição da metodologia, o projeto foi desenvolvido em quatro fases: 1) diagnóstico institucional; 2) definição do mapa estratégico, no qual constou a revisão da missão e definição da visão, dos valores e dos objetivos estratégicos; 3) elaboração dos indicadores e metas estratégicas; e 4) elaboração do portfólio de projetos estratégicos.

A fase de diagnóstico institucional do planejamento estratégico incluiu a aplicação de questionário e roteiro de entrevistas; pesquisa de clima organizacional do CNMP; pesquisa de avaliação dos membros acerca da atuação do CNMP; e pesquisa de Imagem do Ministério Público (MP) e do CNMP perante a sociedade. Todo o levantamento que embasou o diagnóstico institucional trouxe insumos para a elaboração do mapa e dos indicadores estratégicos. Com base nesse trabalho, foram definidos a missão, a visão e os valores do CNMP. Assim, a missão do Conselho é “fortalecer, fiscalizar e aprimorar o Ministério Público, zelando pela unidade e pela autonomia funcional e administrativa, para uma atuação sustentável e socialmente efetiva”.

Conforme consta no mapa estratégico, a visão do CNMP é ser reconhecido como instituição ética, ágil e essencial à efetividade e ao fortalecimento do Ministério Público em favor da sociedade. Já os valores foram os mesmos definidos no projeto "Construir Gestão por Competências": cidadania, ética, sustentabilidade, transparência e efetividade.

Toda a metodologia e concepção da estratégia foram construídas coletivamente pelos servidores da Casa, a custo zero para o órgão, e trouxe para o CNMP a oportunidade de refletir sobre seus processos de planejamento e gestão e de se consolidar cada vez mais como uma instituição referência na temática, principalmente para o Ministério Público.

Clique aqui para acessar o livreto do PE-CNMP.

Acesse aqui para o detalhamento das fases do processo de elaboração da Estratégia.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp