Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselho Nacional do Ministério Público - Início

Apresentação

Bem-vindo(a) ao Fórum Nacional de Combate à Corrupção (FNCC)!

Este é um espaço destinado a coletar, organizar e divulgar boas práticas de prevenção e de combate à corrupção: o maior problema do país para os brasileiros, de acordo com as mais recentes pesquisas de opinião.

De fato, a corrupção enfraquece a cidadania e a democracia, atrasa o desenvolvimento econômico e social, restringe a vontade soberana do povo, instiga a apropriação da coisa pública para a realização de interesses particulares, gera promiscuidade entre os poderes político e econômico, ressalta privilégios e desigualdades, enfraquece a representação política, diminui a efetividade das políticas públicas, aumenta a desconfiança da sociedade nas instituições e em si mesma, inibe a justiça social.

O país perde com a corrupção, todos os anos, cerca de 100 bilhões de reais, que poderiam ser investidos para melhorar os bens e serviços oferecidos à população. Saúde e educação são as áreas de maior concentração de desvios. E isso contribuiu para que, apesar de o país ser uma das 10 maiores economias do mundo, continue muito mal classificado no Índice Mundial de Desenvolvimento Humano, ocupando a posição de nº 75, dentre 188 países pesquisados.

A corrupção está em toda parte e se reproduz institucional e culturalmente, não apenas nos atos praticados por agentes públicos, mas também por qualquer pessoa que utiliza recursos públicos para satisfazer interesses particulares, para si ou para outrem. Embora a sociedade condene os escândalos e as autoridades, pesquisas realizadas mostram que muitas pessoas reproduzem, cotidianamente, a obtenção de vantagens indevidas nas mais variadas oportunidades, sem se preocupar se alguém ou a coletividade está sendo prejudicada.

O objetivo da página do FNCC é servir de canal de referência para aqueles que querem se informar melhor e colaborar na prevenção e no combate à corrupção no Brasil, ao propiciar o conhecimento sobre boas práticas e trabalhos efetivados, pesquisas realizadas, ferramentas de fiscalização, campanhas desenvolvidas, bem ainda ao trazer informações sobre o funcionamento das redes de controle de recursos públicos no país (redes públicas e ligadas ao controle social), sobre as ações realizadas pela ENCCLA-Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro e também sobre os 10 eixos de prevenção à corrupção desenvolvidos pelo próprio FNCC.

Navegue o menu acima e conheça outros participantes, redes, estratégias, programas, projetos, campanhas, normas, atividades, ferramentas, informações e documentos sobre o combate à corrupção.

Para mais informações, inclusive sobre os dados mencionados, clique aqui.

Dúvidas ou sugestões, escreva para fncc@cnmp.mp.br.

Agenda

Destaques