Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselheiro do CNMP conhece práticas do MP/PA e do MPF/PA que podem ser replicadas pelo País - Conselho Nacional do Ministério Público
Ministério Público
Publicado em 27/11/19, às 18h29.

silvio amorim mp paEm viagem institucional a Belém, o presidente da Comissão de Enfrentamento da Corrupção (CEC) e da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conselheiro Silvio Amorim (foto), disse nesta quarta-feira, 27 de novembro, que o Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA) está em um movimento de vanguarda na administração pública. O objetivo da visita foi conhecer ações de enfrentamento da corrupção e boas práticas de governança administrativa-financeira que possam ser replicadas em outras unidades do Ministério Público brasileiro.

Silvio Amorim deu a declaração logo após participar de reunião com o procurador-geral de Justiça do Pará, Gilberto Martins; com o procurador-chefe da República no Pará, Alan Mansur; procuradores de Justiça, promotores de Justiça e servidores do MP/PA. O encontro aconteceu no plenário Octávio Proença, localizado no edifício-sede do MP/PA. Esta é a segunda unidade do MP visitada por Silvio Amorim. No início deste mês, o conselheiro esteve no Ministério Público do Estado de Santa Catarina, onde também conheceu boas práticas.

“Pude ver uma série de boas práticas que pretendo levar ao plenário do CNMP e difundir em seguida a outros Ministérios Públicos, de modo que esses exemplos daqui possam ser propagados nacionalmente. É muito importante a atuação do MP do Pará, pois mostra um movimento de vanguarda”, elogiou Silvio Amorim.

A reunião foi dividida em dois momentos. De manhã, o procurador-geral, Gilberto Martins, e a equipe técnica do MP/PA apresentaram oito casos de boas práticas nas áreas administrativa e financeira, como o orçamento colaborativo, o orçamentômetro, a metodologia de gestão por processos, o sistema de ponto online, dentre outros.

Já no período da tarde, Gilberto Martins esteve foi acompanhado por promotores de Justiça e servidores ligados à Promotoria de Justiça de Moralidade Administrativa e Defesa do Patrimônio Público e ao Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional para apresentar a atuação do MP/PA no combate à corrupção e aos crimes de lavagem de dinheiro.

A ferramenta digital Cifra, criada em parceria pelo MP/PA e Polícia Civil, foi um dos itens apresentados. A Cifra analisa grandes volumes de dados, utilizando técnicas de Business Inteligence (BI) e Análise de Vínculos, para auxiliar em atividade de combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e às organizações criminosas.

Após as apresentações, o conselheiro Silvio Amorim anunciou que na próxima sessão plenária do CNMP, prevista para 10 de dezembro, pretende compartilhar com os conselheiros as experiências que estão em curso no MP/PA, como forma de divulgar as boas práticas do Ministério Público.

“O CNMP precisa ser um propagador de boas práticas. Precisamos mostrar à sociedade o que de bom o Ministério Público faz. Precisamos sentir orgulho do que fazemos e mostrar o quanto importante somos, como instituição, na construção do sistema democrático brasileiro”, comentou o conselheiro Silvio Amorim.

Gilberto Martins se disse satisfeito com os trabalhos apresentados e colocou o MP/PA à disposição para colaborar com as atividades da CEC e CCAF. “Temos uma oportunidade única de prestar um serviço diferenciado à sociedade, então buscamos estar motivados para fazer sempre o melhor e compartilhar com o CNMP e com outras unidades do Ministério Público o que temos de melhor”, falou o chefe do MP/PA.

À tarde, o conselheiro Silvio Amorim esteve na sede do Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) para conhecer, também, boas práticas realizadas por aquela instituição.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação Social.

Veja aqui mais fotos do encontro.

Leia mais sobre o assunto

No MP/SC, comissões do CNMP conhecem boas práticas que podem ser replicadas pelo País