Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Em sua última sessão no CNMP, conselheiro Mario Bonsaglia recebe homenagem - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 18/11/13, às 19h48.

 MG 5339

 

O conselheiro Mario Bonsaglia (foto), representante do Ministério Público Federal no Conselho Nacional do Ministério Público, recebeu homenagem do Plenário nesta segunda-feira, 18/11. A sessão é a última do conselheiro, que encerra seu mandato no dia 29/11.

 

Alexandre Camanho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, falou em nome dos procuradores da República. Ele lembrou a ampla experiência prévia do conselheiro, que foi relevante para ajudá-lo no trabalho desenvolvido "em busca do permanente aprimoramento do Ministério Público nacional". Entre as principais realizações do conselheiro, ele destacou a elaboração do texto e a implantação da Resolução CNMP n. 56, que uniformiza inspeções em estabelecimentos prisionais por membros do MP.

Marcos Vinicius Coelho, presidente da OAB, afirmou que o conselheiro teve atuação profícua no âmbito do CNMP. "Testemunhei em diversas ocasiões a dedicação e o compromisso com que o conselheiro exerceu seu mandato", disse.

 

Luiz Moreira, conselheiro mais antigo da atual composição, falou em nome dos demais conselheiros. Segundo ele, o representante do MPF "nunca fugiu à missão constitucional de dizer o que pensa e de defender o que entende por republicano; nunca se furtou à tarefa de se contrapor a consensos, reais ou fictícios; e, por isso e por outras importantes realizações, merece lugar de destaque na história deste Conselho".

 

Mario Bonsaglia afirmou que, em quatro anos de mandato, participou de um total de 94 sessões do Plenário. O conselheiro presidiu por quatro anos a Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP. Ele agradeceu a servidores, membros auxiliares e aos conselheiros da atual composição e de composições anteriores. "Foi muito rica a experiência de atuar num colegiado de composição tão complexa. O trabalho no CNMP envolve grande aprendizado da realidade concreta do Ministério Público e constante diálogo", disse.

 

Ela Wiecko, presidente do CNMP em exercício e vice-procuradora-geral da República, afirmou que todos sentirão a falta do conselheiro e desejou sucesso nas futuras realizações.

 

O indicado pelo MPF para substituir o conselheiro Mario Bonsaglia é o procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega. Ele foi o mais votado em eleição pelo Colégio de Procuradores da República. A indicação ainda será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo Plenário do Senado Federal.