Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Congresso de Gestão do MP debate gestão de crises e sustentabilidade - Conselho Nacional do Ministério Público
Congresso de Gestão
Publicado em 3/8/17, às 18h25.

IMG 6853“Afinal, quando falamos de crise, falamos de quê?” Com essa pergunta, o professor e mestre em Comunicação Social João José Forni abriu a palestra “Gestão de Crises, Comunicação e Sustentabilidade” nesta quinta-feira, 3 de agosto. O evento faz parte da programação do 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) entre os dias 2 e 4 de agosto, em Brasília.

Ao desenvolver o tema, o professor apresentou as condições características da crise, como o alto nível de incertezas, a existência de ameaças severas e a necessidade urgente de ação. “Quando falamos que o Brasil tem 14 milhões de desempregados, estamos falando de crise? Sim, é uma grande crise”, exemplificou Forni. Outros cases, como o incêndio na boate de Santa Maria (RS), foram apresentados à plateia atenta, formada por membros e servidores do MP.

Forni explicou que, para a maioria dos gestores, a percepção da crise ocorre quando o aspecto financeiro da instituição é afetado. “Muitas vezes há uma crise e o gestor nem sabe, nem percebe, antes de aparecerem os problemas financeiros”. E lembrou: “A gestão de crises não é uma responsabilidade da Comunicação, como muitos pensam. A Comunicação é uma das pernas que atuam nesse contexto”, esclareceu.

Ao tentar explicar de onde veem as crises, o professor foi categórico: a maioria não chega de surpresa. “As crises dão sinais, mas as instituições não vêm isso. Por isso temos que estar atentos. É preciso agir antes que a crise aconteça. A primeira coisa é fazer gestão de riscos, pois não existe gestão de crises sem gestão de riscos”, afirmou Forni.

O professor também falou sobre a importância da Comunicação na gestão de crises. “O gestor precisa atuar com o apoio da Comunicação, sempre”. E lembrou que timing de resposta é fundamental. “É importante se posicionar com rapidez, objetividade e coerência diante de uma grande crise”, pontuou.

João Forni concluiu a palestra com informações extraídas de casos em que empresas se saíram bem no cenário de crise. “O que elas fizeram em comum? Elas admitiram os erros, foram humildes e procuraram se comunicar, não se esconderam”, afirmou o professor.

João José Forni é formado em Letras e Jornalismo e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília. Há 16 anos se dedica ao estudo das crises corporativas, atuando como professor e pesquisador. Também é autor do livro “Gestão de Crises e Comunicação - O que Gestores e Profissionais de Comunicação Precisam Saber para Enfrentar Crises Corporativas”.

Congresso

O 8º Congresso Brasileiro de Gestão do MP reúne membros e servidores do Ministério Público de 2 a 4 de agosto, em Brasília. Nesta edição, o evento traz palestras e minicursos com o tema central “Sustentabilidade e Ministério Público: o direito das presentes e futuras gerações”. O objetivo é a reflexão e a capacitação  para a indução de ações sustentáveis, que englobem, além da questão ambiental, a preocupação com recursos humanos, sociais, econômicos e financeiros.

A programação trouxe como destaque a palestra “SustentHABILIDADE”; de abertura, com o jornalista Luciano Pires, realizada nesta quinta-feira, 3 de agosto, e a palestra de encerramento, nesta sexta-feira, 4 de agosto, com o filósofo Clóvis Barros Filho, que abordará o tema “Ética, moral e valores para uma nova sociedade”.

A programação completa e as informações detalhadas sobre o Congresso estão disponíveis na  página www.cnmp.mp.br/congresso e no aplicativo do evento disponível na Google Play ou por meio do link app.vc/congressocnmp.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp