Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Mais de duas mil pessoas respondem a questionário que ajudará na elaboração do novo planejamento estratégico do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 25/8/17, às 16h20.

Mais de duas mil pessoas respondem a questionário que ajudará na elaboração do novo planejamento estratégico do CNMPDe 24 de julho a 18 de agosto deste ano, 2.119 pessoas responderam ao questionário produzido para ajudar na elaboração do novo planejamento estratégico do CNMP, que terá vigência de 2018 a 2023 e será composto por missão, visão, valores, objetivos estratégicos, indicadores, metas e portfólio de projetos estratégicos.

O questionário foi disponibilizado aos membros e servidores do Ministério Público brasileiro e do CNMP, além de ter sido aberto à sociedade, a fim de que esta pudesse contribuir com a definição do caminho a ser percorrido pelo Conselho.

No questionário, os respondentes puderam avaliar aspectos relacionados ao CNMP, como o nível de importância de atividades realizadas pela instituição: fiscalização e controle do MP brasileiro, fomento ao desenvolvimento do MP, atuação como órgão integrador e indução de boas práticas de políticas públicas.

Além disso, os respondentes puderam explicitar o que consideram como principais desafios, carências, pontos fortes, oportunidades e adversidades relacionados ao CNMP. Puderam também dizer como visualizam o Conselho nos próximos seis anos e quais são as linhas de ações que a instituição deveria adotar de 2018 a 2023.

As três fases do projeto de elaboração do novo planejamento estratégico do CNMP

A primeira fase, da qual fez parte a aplicação do referido questionário, é denominada diagnóstico institucional. Nela, também já foi realizado um benchmarking nos seguintes órgãos da Administração Pública: Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal de Justiça, Ministério Público da União, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Agência Nacional de Aviação Civil. O objetivo das visitas, realizadas por servidores do Conselho, foi extrair as melhores práticas em planejamento estratégico adotadas por essas instituições e adaptá-las à realidade do CNMP. Ademais, estão sendo realizadas entrevistas com diversas autoridades do Ministério Público brasileiro.

A segunda fase, a ser iniciada ainda neste mês de agosto, consistirá em utilizar, de forma adaptada, uma metodologia de medição e gestão de desempenho chamada Balanced Scorecard. O objetivo será refinar, caso necessário, a missão e os valores do CNMP, além de definir a nova visão de futuro e os objetivos estratégicos que nortearão as atividades do Conselho nos próximos seis anos. Está programado para outubro um workshop, com todos os servidores do Conselho, para validar a missão e visão que estão sendo definidas.

Por fim, a terceira fase, ainda com base na mesma metodologia citada, consistirá na definição de novos indicadores e metas estratégicos e na identificação do novo portfólio de projetos estratégicos. O início desta fase está previsto para o começo de 2018.

Importância de um planejamento estratégico

Dinâmico e em constante movimento, o planejamento estratégico é fundamental para as instituições, principalmente para as organizações públicas, que vivem num cenário de frequente mudança de gestão e devem prestar contas à sociedade de seus serviços. Exatamente por isso, o projeto de elaboração do novo planejamento estratégico do CNMP, aprovado pelo Plenário da Casa no dia 27 de junho, durante a 12ª Sessão Ordinária de 2017, foi denominado “Estratégia em Movimento – Alinhar o presente para mudar o futuro”.

Assim, pode-se destacar diversos benefícios proporcionados pelo planejamento, tais como: o estabelecimento do rumo para as ações principais da organização; o acompanhamento e o desenvolvimento organizacional por meio do uso de indicadores de desempenho; a mudança na cultura organizacional; a melhoria da gestão em setores como finanças, pessoal e comunicação; a possibilidade de a organização agir proativamente; a geração do autoconhecimento através da análise de seus pontos fracos e fortes; a possibilidade de retirar os servidores, que passam a ter metas a serem alcançadas, da zona de conforto a qual estavam acostumados; e o direcionamento para que a organização pública não se distancie de sua missão mesmo em momentos de restrição de recursos financeiros.

No CNMP, o trabalho de elaboração do novo planejamento estratégico está sendo executado pelos próprios servidores da Casa, com a coordenação da Secretaria de Gestão Estratégica.

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