Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Encerrado seminário internacional sobre água, vida e direitos humanos - Conselho Nacional do Ministério Público
Meio ambiente
Publicado em 12/12/17, às 20h14.

seminario agua encerramentoIMG 3591Terminou na noite desta terça-feira, 12 de dezembro, o “IV Seminário Internacional Água, Vida e Direitos Humanos à Luz dos Riscos Socioambientais”, realizado na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.

Durante dois dias, membros do Ministério Público, magistrados, especialistas nacionais e internacionais, representantes de instituições públicas e privadas, integrantes de movimentos sociais, além da sociedade civil organizada, debateram, por meio de diversos painéis, temas relacionados ao uso da água e aos direitos humanos.

Na solenidade de encerramento, a secretária-geral do CNMP, Adriana Zawada, afirmou que o seminário foi uma experiência exitosa, que permitiu compartilhar conhecimento e trocar experiências. “Uma bagagem que nós adquirimos e que levaremos para nossas vidas e para nossas atuações institucionais. O trabalho aqui realizado foi da maior qualidade”, complementou Adriana, que agradeceu a participação dos colaboradores do CNMP e a parceria com outras instituições na organização do evento.

A secretária de direitos humanos e defesa coletiva do CNMP, Ivana Farina, reiterou os agradecimentos aos integrantes do Conselho, da Escola Superior do Ministério Público da União e dos movimentos sociais na realização do seminário. Ivana destacou que o engajamento da presidente do CNMP, Raquel Dodge, foi fundamental na concretização do evento, tendo em vista a atualidade da temática da água e, sobretudo, diante do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em março de 2018, em Brasília. “Raquel Dodge conseguiu fazer com que cada integrante da equipe da organização deste seminário se tornasse ambientalista. Hoje, somos todos ambientalistas”.

Farina destacou que os relatórios elaborados em cada painel e os vídeos gravados ao longo do seminário serão posteriormente publicados para consulta.

Por sua vez, o secretário de relações institucionais do CNMP, Nedens Ulisses Vieira, elogiou os participantes que ministraram as palestras. “Todos os painéis foram magistrais. Todos falaram com conhecimento, com profundidade, mas, acima de tudo, com militância, com compromisso e com amor”. Nedens concluiu: “Isso tudo representa o que nos é mais caro: água. Água que é vida; é vida porque é um direito fundamental; e é um direito fundamental porque permeia todas as nossas atividades e que se transporta para os direitos fundamentais e os direitos humanos”.

Último painel do dia - Antes do encerramento, ocorreu o painel “Água e cidades: poluição, renaturalização de rios, áreas de preservação permanente, proteção do consumidor”, presidido pela membro auxiliar da Comissão Temporária do Meio Ambiente do CNMP, Tarcila Santos. Na ocasião, ministraram palestra o professor doutor e coordenador do Programa de Promoção à Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz, André Luiz Dutra; a promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo Alexandra Facciolli; e a socióloga e professora da Universidade de Brasília Rebecca Neaera.

Leia mais sobre o seminário

Raquel Dodge anuncia criação do Instituto Global do Ministério Público para o Meio Ambiente

Mulheres são agentes de transformação para o acesso à água, diz especialista holandesa

Raquel Dodge defende que a legislação inclua o acesso à água como direito humano

Veja a programação.

Veja fotos do evento.

Fotos: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

 

 

 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp