Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Enasp se reúne com representantes do Ministério da Justiça - Conselho Nacional do Ministério Público
Enasp
Publicado em 14/12/17, às 14h58.
reunião senasp enaspEm reunião realizada nessa quarta-feira, 13 de dezembro, em Brasília, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) apresentou à Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp). A ferramenta é o principal sistema de inteligência e de dados utilizado pelo Ministério da Justiça (MJ) no controle, acompanhamento e intervenção, contando com a participação de outros atores, nos assuntos relacionados à segurança pública no País.

Na ocasião, a Enasp foi representada pelo membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Emmanuel Levenhagen. O encontro deu prosseguimento aos diálogos iniciados na reunião de metas e diretrizes da Enasp para 2018, realizada em 23 de novembro, que deflagrou a retomada dos trabalhos entre os órgãos e agentes que possuem atuação na área da segurança pública.

Durante a reunião dessa quarta-feira, discutiu-se a possibilidade de divulgação do Sinesp e ampliação do acesso e de utilização de seus recursos por membros do Ministério Público que estejam ou não na área de persecução penal. Nesse sentido, falou-se sobre as melhorias que estão sendo feitas no formulário de coleta dos dados relativos à Meta Feminicídio.

O aprimoramento no recebimento, processamento, integração e interpretação dessas informações, com o auxílio da ferramenta de Business Intelligence do CNMP, permitirá o tratamento interdisciplinar dos dados. Além disso, possibilitará a disponibilização das informações para outros agentes e setores interessados, bem como fomentará a elaboração de novas diretrizes pela Enasp.

Por fim, foram apresentados os trabalhos relativos à implementação da Rede Integrada de Perfis Genéticos (RIBPG) em todo o Brasil e dos modelos de trabalhos exitosos na área de segurança pública que compõem o banco de boas práticas do Ministério da Justiça.

Além do membro auxiliar da Enasp/CNMP, Emmanuel Levenhagen, participaram da reunião o chefe de gabinete da Senasp, Bruno Caligaris; a assessora da Senasp Rosana Cruz; a coordenadora geral de prevenção em segurança pública, Priscilla Oliveira; o coordenador de implantação do Sinesp, Rafael Rodrigues; o secretário executivo da RIPBG, Cláudio Felipe; o coordenador-geral de integração do Sisp, Hélio Wazcawosky; e a técnica da Enasp, Hanna Thuin.

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp