Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. PGR e Agência de combate à corrupção do Reino Unido assinam memorando de entendimento - Conselho Nacional do Ministério Público
Combate à corrupção
Publicado em 24/1/18, às 13h57.

combate corrupcao pgrNo segundo dia da missão oficial em Londres, nessa terça-feira, 23 de janeiro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) firmou memorando de entendimento com o Serious Fraud Office (SFO), agência especializada do Reino Unido que atua no combate à corrupção. O objetivo é fortalecer a cooperação jurídica e o intercâmbio de informações entre os dois países.

A iniciativa faz parte da missão oficial em Londres, da qual participam a procuradora-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Raquel Dodge, a secretária de Direitos Humanos do CNMP, Ivana Farina, a secretária de Cooperação Internacional, Cristina Romanó, e a ministra-conselheira da embaixada brasileira em Londres, Ana Maria de Souza Bierrenbach.

O documento foi assinado por Cristina Romanó, que representou o Ministério Público Federal no evento. Pelo acordo, as instituições se comprometem a trabalhar em conjunto em investigações de casos complexos envolvendo fraudes financeiras e corrupção. O documento prevê que as duas instituições informem suspeitas de prática de crimes para que os casos sejam devidamente investigados. O intercâmbio de informações deverá respeitar a legislação de ambos os países e elas apenas poderão ser utilizadas com a finalidade para que foram solicitadas.

O Serious Fraud Office (SFO) foi instituído em abril de 1988, após recomendação feita no relatório do Fraud Trials Committee, comitê independente criado pelo governo britânico para estudar medidas mais efetivas de combate à corrupção. O status e os poderes do SFO estão previstos na Lei de Justiça criminal de 1987 do Reino Unido. O órgão é responsável por investigar casos complexos de corrupção e lavagem de dinheiro.

Trabalho escravo - Como parte da missão oficial em Londres, a procuradora-geral da República e presidente do CNMP, Raquel Dodge, participou, na segunda-feira 23 de janeiro, de duas mesas redondas sobre combate ao trabalho escravo contemporâneo no Foreign & Commonwealth Office (FCO), órgão equivalente ao Ministério de Relações Exteriores no Brasil. Na ocasião, as autoridades britânicas apresentaram as diretrizes e as linhas gerais da política pública interna e externa contra essa prática na Reino Unido. O combate ao trabalho escravo contemporâneo é prioridade na gestão da primeira-ministra Theresa May.

A PGR também se reuniu com o vice-ministro de estado para a Comunidade Britânica e Nações Unidas do FCO, Lorde Ahmad, que é representante especial da primeira-ministra para prevenção de violência sexual em conflitos. Na ocasião, Raquel Dodge falou sobre a atuação do MPF e das autoridades brasileiras no combate ao trabalho análogo à escravidão. Os representantes dos dois países discutiram ações práticas para fortalecer a cooperação jurídica na prevenção e no combate a esse crime.

Nesta quarta-feira, dia 24, a PGR fará palestra sobre a luta do Brasil contra a escravidão moderna, às 18h30 (horário britânico), no King´s College. Este será o único compromisso da missão aberto ao público. O evento é uma parceria do King´s Brazil Institute, da Lex Anglo-Brazil e da embaixada britânica. Antes disso, ela se reunirá com a chefe do Ministério Público britânico, Alison Sounders e com a presidente e representantes da Suprema Corte do Reino Unido.

Leia mais sobre a missão
Dodge fará missão oficial em Londres para tratar do combate ao trabalho escravo contemporâneo

Imagem e informações: Secom/PGR.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp