Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Representante do CNMP compromete-se a impulsionar discussões sobre tema da pessoa com deficiência - Conselho Nacional do Ministério Público
Acessibilidade
Publicado em 24/1/18, às 15h54.

Representante do CNMP compromete-se a impulsionar discussões sobre tema da pessoa com deficiênciaRepresentante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o membro auxiliar Carlos Vinícius Alves Ribeiro participou, no dia 11 de janeiro, de reunião que tratou do tema “Acessibilidade e Tecnologia nos Procedimentos Jurídicos”, na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPDP) do Ministério dos Direitos Humanos. Como principal encaminhamento referente ao CNMP, ficou definido que a instituição compromete-se a impulsionar as discussões sobre a temática da pessoa com deficiência no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na reunião, foram discutidos os níveis de acessibilidade do sistema judiciário às pessoas com deficiência, tanto sobre temas relativos à tramitação de processos, quanto em relação à acessibilidade de cortes e audiências. De forma geral, a avaliação refletiu grave preocupação, salientando-se que será necessário empreender esforços, particularmente pelo CNJ.

A reunião contou com a participação de James Thurston, especialista em projetos governamentais sobre a acessibilidade nos procedimentos jurídicos e vice-presidente executivo da Iniciativa Global para a informação inclusiva e Tecnologias da Comunicação (G3ICT), uma iniciativa de advocacia lançada em dezembro de 2006 pela Aliança Global das Nações Unidas para as Tecnologias de Informação, Comunicação e Desenvolvimento, em cooperação com o Secretariado da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

O G3ICT conta com uma rede internacional de especialistas em acessibilidade de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver e promover boas práticas, recursos técnicos e benchmarks para defensores da acessibilidade de TIC em todo o mundo.

Também participaram da reunião os representantes da SNPDP Carolina Gomes, Anderson Sant’Anna e Eduardo George, além de João Paulo Setti, presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp