Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP adere à campanha Abril Verde - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 2/4/18, às 18h55.

abril verdeO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) participa do movimento Abril Verde, que tem o objetivo de informar a população sobre as doenças e acidentes do trabalho, promover e fomentar a cultura de prevenção a empregados e empregadores, bem como diminuir a ocorrência de acidentes e mortalidades registradas nos últimos anos. Para fazer referência à data, o prédio do CNMP recebe a cor verde até o fim deste mês.

O responsável pela iniciativa do Abril Verde é o Ministério Público do Trabalho (MPT). O lançamento oficial da Campanha Abril Verde, que conta uma série de vídeos denominada "Não vire manchete!", está marcado para o dia 5 de abril, às 14h, no auditório do segundo andar da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília. Ações, eventos, palestras e exposições sobre o tema serão promovidos por todo o país. Durante o mês, também será lançada uma nova revista da série “MPT em Quadrinhos”, especificamente sobre a campanha.

O mês foi escolhido devido a duas datas importantes para o tema: 7 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e 28, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidente do Trabalho.

O Abril Verde é o momento dedicado a discutir, com toda a sociedade, a saúde, a segurança e a prevenção de riscos no meio ambiente de trabalho. O enfoque, portanto, são os graves problemas ambientais que afligem a saúde e a segurança do trabalhador.

Segundo dados extraídos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre os anos 2012 e 2017, a Previdência Social gastou mais de 26 bilhões de reais com benefícios acidentários. Além disso, foram perdidos 305.299.902 dias de trabalho com afastamentos previdenciários. No mesmo período, houve o registro de cerca de quatro milhões de acidentes notificados, dos quais apenas 646 mil em média por ano envolvem trabalhadores da economia formal. Os prejuízos são ainda maiores, porém a subnotificação é muito expressiva.

A maior parte dos acidentes e mortes no trabalho ocorre com homens na faixa etária de 18 a 24 anos e exercem atividades de baixa remuneração. O levantamento também revela que, no decorrer desses últimos cinco anos, o número de acidentes fatais com máquinas e equipamentos (1897) é três vezes maior do que a média das outras causas (677); e as amputações (22899) são 15 vezes mais frequentes do que a média geral (1471).

Qualquer pessoa pode participar do movimento Abril Verde. Para tanto, é possível encontrar e acompanhar algumas ações on-line que ocorrerão durante esse período nos canais oficiais da campanha: no Facebook (www.facebook.com/abrilverdeoficial) e Instagram (www.instagram.com/abrilverdeoficial).

Para mais informações sobre o movimento Abril Verde, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

*Com informações do MPT

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp