Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CIJ/CNMP participa de reunião para tratar de mortes de adolescentes em centro de internação de Goiás - Conselho Nacional do Ministério Público
Infância e Juventude
Publicado em 29/5/18, às 16h34.

adol mA Comissão da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CIJ/CNMP) participou, nessa segunda-feira, 28 de maio, de reunião com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Goiás para tratar do sistema socioeducativo do estado e da adoção de medidas visando a proteção dos adolescentes internados no Centro de Internação Provisória (CIP), em Goiânia, onde um incêndio vitimou nove internos e deixou um ferido no dia 25 de maio.

No encontro, após ouvir os questionamentos dos participantes, a membro auxiliar da CIJ, Darcy Ciraulo, esclareceu que a comissão já realizou visitas técnicas nas unidades de internação e semiliberdade em Goiás, mas continuará atenta à atuação do MP/GO – especialmente após o ocorrido. Ela também sugeriu a criação de um Fórum Estadual de Debate sobre o Sistema Socioeducativo, com a participação de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), MP/GO, Magistratura, Conselho Regional de Psicologia (CRP/GO), Conselhos Tutelares, Gecria e outras entidades.

O Ministério Público do Estado de Goiás foi representado pelo promotor da Infância e Juventude e coordenador do CAOP/MPGO, Publius Lentulus Alves da Rocha, que se comprometeu a apurar os fatos ocorridos e auxiliar na remessa de dados para a área criminal. Na ocasião, o membro do MP/GO disse ter colhido informações para fortalecer as diligências na investigação.

A reunião contou com a participação de representantes das seguintes organizações: Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO); Magistratura de Goiás; Defensoria Pública de Goiás; Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Movimento Negro; Conselho Regional de Psicologia; Conselheiros Tutelares; Representantes do Grupo Executivo de Apoio a Crianças e Adolescentes (GECRIA); Representante do Conanda; além de pais de um dos adolescentes mortos no incêndio.

A CIJ instaurará procedimento visando o acompanhamento das investigações acerca das mortes dos adolescentes e realizará visita no Centro de Internação Provisória, em Goiânia, em data e horário ainda não definidos.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp