Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional aborda os novos desafios do Ministério Público brasileiro em encontro nacional com corregedores-gerais - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 12/9/18, às 15h55.
Reunião Orlando Rochadel“Trabalhamos  por um Ministério Público brasileiro melhor, maior e mais próximo da população. Nós podemos liderar um processo de transformação no MP brasileiro”. Essas foram as palavras iniciais do corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, durante a palestra “O papel da Corregedoria Nacional frente aos novos desafios do Ministério Público brasileiro”, realizada no encontro Corregedorias e os Novos Desafios do Ministério Público brasileiro, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na tarde desta quarta-feira, 12 de setembro, no Instituto Serzedello, em Brasília/DF.
 
A iniciativa, que acontece desde terça-feira, 11 de setembro, tem o propósito de debater, por meio de palestras e painéis, um conjunto de temas que afetam o presente e o futuro das Corregedorias do Ministério Público. Participam do evento membros e servidores do Ministério Público brasileiro, especialmente das Corregedorias-Gerais, além de membros auxiliares e servidores do CNMP. Pela Corregedoria Nacional, também participam do evento o coordenador-geral, Rinaldo Reis Lima; o coordenador de inspeções e correições, Cesar Kluge; o coordenador disciplinar, Rafael Schwez; e o coordenador de Atividade de Inovação, Evolução Humana e Estágio Probatório, Jairo Cruz Moreira.
 
Em discurso, Rochadel abordou a importância das manifestações públicas respeitosas e as qualidades da boa liderança. Ele ainda citou os pilares de sua gestão na Corregedoria Nacional: (1) amor e não temor; (2) humanização da atuação das corregedorias; (3) qualidade no lugar de quantidade; (4) unidade e indivisibilidade; e (5) quem ama corrige.  “Nós estamos lutando para que cada corregedoria do MP trabalhe junto com a Corregedoria Nacional de maneira harmônica, especialmente no aspecto da humanização”, afirmou o corregedor nacional do Ministério Público.
 
Após a exposição de Orlando Rochadel, a Corregedoria Nacional do Ministério Público lançou o quinto volume da Revista Jurídica da Corregedoria Nacional do Ministério Público. A publicação tem como foco "A atuação das corregedorias no estágio probatório dos membros do Ministério Público brasileiro: o futuro do Ministério Público e o Ministério Público do futuro”.
 
Já pela manhã, em palestra, o procurador da República Edilson Vitorelli (MPF) falou sobre “Independência funcional e formação de precedentes no âmbito do Ministério Público brasileiro”. Na sequência, a promotora de justiça Susana Henriques da Costa (MP/SP) ministrou a palestra “O Ministério Público e os casos repetitivos”.
 
Em continuidade à programação, o promotor de justiça Eduardo Cambi (MP/PR) abordou o tema “Neoinstrumentalismo no processo disciplinar”. Na oportunidade, também houve o lançamento do livro “30 anos de Constituição de 1998 e o Ministério Público – avanços, retrocessos e os novos desafios”, escrito por Cambi, em parceria com o membro auxiliar da Corregedoria Nacional Jairo Cruz Moreira e com o promotor de Justiça Gregório Assagra (MP/MG).  
 
Programação
 
Ainda nesta quarta-feira, Gregório Assagra debate o tema “Aspectos multidisciplinares e abordagem constitucional do Estágio Probatório: papel das Corregedorias e a Recomendação de Maceió”. Além disso, a promotora de Justiça Ludmila Costa Reis (MP/MG) fala sobre o “Processo Coletivo Extrajudicial e a Recomendação de Aracaju”, enquanto o promotor de Justiça Robson Renault Godinho (MP/RJ) trata do assunto “Aplicação do CPC/2015 em sede de processos disciplinares: pontos controvertidos e avanços”. O encerramento do evento ficará a cargo do coordenador substituto de Inovação, Evolução Humana e Estágio Probatório da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Samuel Alvarenga Gonçalves.
 
Na tarde da terça-feira, 11 de setembro, o promotor de Justiça Rafael de Oliveira Costa (MP/SP) ministrou a palestra “O novo processo penal de tutela coletiva e as diretrizes orientadoras para a atuação das Corregedorias do Ministério Público”.  Já a palestra “Questões polêmicas envolvendo procedimentos disciplinares: debates e reflexões” foi apresentada em seguida pelo procurador do Trabalho Márcio de Aguiar Ribeiro (MPT).
 
Também na terça-feira, foi realizado o painel “Diálogo com a Corregedoria Nacional: painéis temáticos e debates”, com as exposições do coordenador de correição e inspeção, Cesar Kluge; do chefe de gabinete da Corregedoria, Raymundo Napoleão Ximenes Neto; e do coordenador de Inovação, Evolução Humana e Estágio Probatório, Jairo Cruz Moreira. No encerramento das atividades do dia, o procurador de Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes (MP/RS) apresentou a palestra “Neurobiologia e importância das técnicas de resolução consensual nas atividades correcional e disciplinar”.
 
Acesse aqui a Revista Jurídica da Corregedoria Nacional do MP
 
Foto: Pablo Valadares 
 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp