Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão do Sistema Prisional do CNMP realiza visita a presídio semiaberto em Goiás - Conselho Nacional do Ministério Público
Sistema prisional brasileiro
Publicado em 20/9/18, às 14h20.

csp goi tres mO presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CSP/CNMP), Dermerval Farias, acompanhado do conselheiro Sebastião Caixeta e da membro auxiliar da CSP, Vanessa Cavallazzi, realizou, na manhã desta quinta-feira, 20 de setembro, visita à Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, em Aparecida de Goiânia/Goiás.

A ação faz parte de visita institucional que visa a conhecer a realidade carcerária e a angariar novos elementos que reforcem soluções e políticas públicas que combatam o cenário prisional adverso e promovam as boas práticas do sistema prisional local.

Na visita, os conselheiros e membros do CNMP foram acompanhados pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público do Estado de Goiás, Luciano Miranda. A equipe foi recebida pelo diretor-geral adjunto da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGEAP), tenente-coronel Agnaldo Augusto da Cruz, que participou com assessores jurídicos da visita às três alas do presídio.

Agnaldo Augusto da Cruz esclareceu dúvidas e respondeu a questionamentos dos membros e conselheiros em relação aos problemas enfrentados pela administração do Semiaberto. O diretor-geral também pontuou as providências que vêm sendo tomadas pela DGEAP desde a rebelião ocorrida no local no início de 2018, que culminou com nove mortes.

Os assuntos tratados englobaram, dentre outros, temas como o uso de tornozeleiras, pernoite de detentos, funcionamento da progressão dos presos do regime semiaberto, complexidade do sistema penitenciário goiano e verificação da estrutura do local.

Além desta visita, a agenda ainda programa outras reuniões com membros do MP-GO e do governo estadual nos dias 20 e 21 de setembro.

*Com informações da Ascom/MPGO

Foto: João Sérgio / MPGO 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp