Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Em palestra no MP/RO, corregedor destaca os desafios da Corregedoria Nacional do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Corregedoria Nacional
Publicado em 22/11/18, às 15h59.
 
Rochael em RO“O mais importante não é o número de processos despachados em uma Promotoria, mas a transformação social que os Promotores de Justiça podem promover na sociedade”. Essas foram palavras do corregedor nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Orlando Rochadel Moreira, durante palestra sobre “Os Desafios da Corregedoria Nacional do MP”, na manhã dessa quarta-feira, 21 de novembro, no auditório do edifício do Ministério Público de Rondônia (MP/RO), em Porto Velho.
 
A palestra foi proferida na abertura do Encontro Regional de Membros em Estágio Probatório e Diálogo da Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público com membros e servidores do MPRO, cujo objetivo foi aprimorar o desempenho dos integrantes da Instituição, com qualidade e competência na execução de suas atividades.
 
Rochadel lembrou aos servidores e membros do MP/RO, em especial os promotores de Justiça em estágio probatório, os cinco pilares básicos adotados pela Corregedoria Nacional do MP na sua gestão: amor, e não temor; qualidade (resolutividade) da atuação; unidade e indivisibilidade do Ministério Público; humanização e evolução humana; e quem ama corrige.  E destacou que os membros do MP precisam aproximar-se mais da população, realizar seu trabalho com amor à sociedade e cuidar também da saúde física e mental. “Todos devemos tratar as pessoas com respeito, receber bem as pessoas que procuram o Ministério Público, com um atendimento acolhedor, e atuar com resolutividade”, ressaltou, acentuando que a “Corregedoria que só pune não existe mais”.
 
Em seu pronunciamento, o procurador-geral de Justiça do MP/RO, Airton Pedro Marin Filho, destacou o imenso orgulho do Ministério Público do Estado de Rondônia em sediar o Encontro Regional da Corregedoria- Nacional. “Nossa gratidão inicialmente à Corregedoria Nacional, na pessoa do corregedor nacional, Orlando Rochadel, e sua valorosa equipe de membros auxiliares por terem elegido o Parquet rondoniense para sediar esse importante trabalho não só para quem ingressa na carreira em estágio probatório, mas para os que nela já estão e servidores”.
 
A corregedora do MP/RO, procuradora de Justiça Vera Lucia Pacheco Ferraz de Arruda, por sua vez, reforçou a honra de receber o Encontro Regional da Corregedoria Nacional. Disse, ainda, que é um privilégio para os membros, em especial os que estão em estágio probatório e servidores, a oportunidade de terem orientações direto da Corregedoria Nacional, e que tem grande apreço a quem inicia a carreira e dá sustentação a todos os serviços da instituição.
 
Estiveram presentes  na  solenidade de abertura do Encontro Regional da Corregedoria Nacional para Membros em Estágio Probatório e Diálogo com Membros e Servidores membros auxiliares da Corregedoria Nacional do CNMP; presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, conselheiro Edilson Souza Silva; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho Rondônia/Acre, Camilla Holanda Mendes da Rocha; o defensor público geral do Estado de Rondônia, Marcus Edson de Lima; o procurador-chefe do Ministério Público Federal em Rondônia, Daniel Azevedo Lobo; membros em estágio probatório do Estado de Amazonas, além de membros e servidores do MPRO.
 
Decano

Ainda durante o encontro, o membro decano do MP/RO, procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonsêca, apresentou o trabalho realizado dentro do Projeto Epilepsia em Sociedade, idealizado e coordenado pelo decano com execução do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOP-Saúde). Logo em seguida, foi aberto um espaço para o diálogo, debates e perguntas entre os membros e servidores com a Corregedoria Nacional do MP.
 
Palestras

No período da tarde, os trabalhos foram retomados com palestra do coordenador disciplinar da Corregedoria Nacional do MP, Rafael Schwez Kurkowski, sobre “Aspectos disciplinares de maior incidência na Corregedoria Nacional”.
 
O coordenador substituto de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional do MP, Clístenes Bezerra de Holanda, abordou os “Parâmetros de Qualidade e Resolutividade do Ministério Público brasileiro à luz da Recomendação de Aracaju”. Em seguida, os coordenadores de inovação, evolução humana e estágio probatório da Corregedoria Nacional do MP, Jairo Cruz Moreira e Samuel Alvarenga, fizeram considerações gerais sobre o estágio probatório.
 
O momento cultural do evento foi marcado pela apresentação de trechos do espetáculo Cantando Amores, com o coral Canto Livre. O encontro foi encerrado com mensagem final do coordenador-geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima.
 
Com informações e foto do MP/RO.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp