Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP realiza encontro com áreas estruturantes dos MPs para discutir planejamento estratégico nacional - Conselho Nacional do Ministério Público

PEN 2020 2029Com o objetivo de ouvir profissionais de gestão, administração, orçamento, comunicação, tecnologia da informação e recursos humanos do Ministério Público, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizará nos dias 10 e 11 de dezembro o Encontro Nacional Estruturante do Planejamento Estratégico Nacional (PEN).  No evento, em Brasília, os servidores discutirão a estratégia do Ministério Público para os próximos dez anos, propondo objetivos e ações a serem desenvolvidas nas suas respectivas áreas durante esse período. 

O Encontro Nacional Estruturante é a oitava reunião realizada para coletar contribuições para o novo Planejamento Estratégico Nacional do MP, que está sendo elaborado pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do CNMP. O plano do projeto foi aprovado pelo Plenário do CNMP no último dia 10 de abril. 

Os sete primeiros eventos ocorreram entre setembro e novembro deste ano, e foram promovidos para dialogar com promotores e procuradores do MP estadual e dos ramos do MPU em todo o país. Nesta última edição, a ideia é conversar com colaboradores da área-meio que integram o Fórum Nacional de Gestão (FNG), compostos pelos Comitês de Políticas de Tecnologia da Informação (CPTI-MP); de Políticas de Comunicação Social (CPCom-MP); de Políticas de Gestão Administrativa (CPGA-MP); de Políticas de Gestão Orçamentária (CPGO-MP); de Políticas de Gestão de Pessoas do Ministério Público (CPGP-MP); e de Políticas de Gestão Estratégica (CPGE-MP). 

A partir do uso de uma metodologia inovadora e dinâmica, os profissionais da área estruturante poderão propor, sem restrições, objetivos estratégicos para cada área, assim como ações efetivas a serem desenvolvidas pelo Ministério Público nacionalmente. Todo o material será compilado e utilizado para elaboração do Mapa Estratégico Nacional. 

“Nossa ideia é elaborar um planejamento estratégico efetivo, a partir de um amplo diálogo com integrantes do MP e com a sociedade. Estamos dando a todos a oportunidade de participarem desse processo”, afirmou o presidente da CPE, conselheiro Sebastião Caixeta. 

 Encontros Regionais 

O Planejamento Estratégico Nacional realizou encontros em sete capitais do país, entre 26 de setembro e 22 de novembro: Belém (PA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Salvador (Bahia) e Rio de Janeiro (RJ). Ao todo, mais de 400 membros participaram, entre integrantes dos Ministérios Públicos Estaduais (MPEs), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).  

Os eventos contaram com abertura, para contextualização dos participantes, e reunião de trabalho, para a efetiva proposição de valores institucionais, objetivos e ações estratégicas, com enfoque em iniciativas inovadoras.  Os participantes puderam fazer sugestões para cada um dos onze eixos de atuação do MP, elencados como prioritários em pesquisa aplicada à sociedade. 

 Diagnóstico 

A primeira fase do projeto de elaboração do Planejamento Estratégico Nacional envolveu a realização de um amplo diagnóstico, realizado por meio de entrevistas, reuniões com órgãos colegiados e aplicação de uma pesquisa para ouvir os membros do MP e a sociedade.  

Quase 10 mil pessoas responderam ao questionário eletrônico, entre os dias 8 de maio e 8 de junho, que teve como objetivo identificar as prioridades do Ministério Público para os próximos dez anos. Os resultados desse levantamento, assim como todos os detalhes sobre o projeto, podem ser acessados em www.cnmp.mp.br/pen.

 

 

Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

 

Conteúdos Relacionados

Normas

ver todas

Últimas Publicações

ver todas