Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. UNCMP e TSE constroem parceria para capacitar membros do Ministério Público na área eleitoral - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 20/3/19, às 12h50.

lauropaintfotoNessa terça-feira, 19 de março, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Lauro Nogueira, presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), e o membro auxiliar Renee do Ó Souza estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília-DF, para uma reunião com o juiz auxiliar Ricardo Fioreze. O objetivo do encontro foi discutir sobre a parceria que está sendo construída entre CNMP e TSE para capacitar membros do MP na área eleitoral a fim de que aprendam a utilizar o sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe).

Na reunião, Ricardo Fioreze informou que o TSE pretende, ainda este ano, implementar no âmbito das Zonas Eleitorais de todo o País o PJe, que deve ser usado, nas eleições municipais de 2020, em todas as aproximadamente 2.600 zonas. O convite do TSE para a reunião com a UNCMP se deu em função de que cerca de dez MPs estaduais ainda não utilizam o PJe na Justiça Eleitoral. A implementação do sistema deve ser precedida do devido treinamento e capacitação de membros e servidores que necessitarão utilizá-lo.

Durante a reunião, Lauro Nogueira enfatizou que é fundamental que os membros do MP brasileiro estejam preparados para a mudança, evitando surpresas e dificuldades no exercício da função eleitoral. O alinhamento entre TSE e CNMP permitirá uma ação mais articulada na capacitação de usuários do sistema e um melhor desempenho dos membros do MP nas eleições municipais de 2020.

A expectativa é que as tratativas prossigam até a elaboração de um acordo de cooperação técnica que alinhará os cronogramas de treinamento das duas instituições, com compartilhamento de conteúdos em Ensino a Distância, acesso à plataforma de testes do PJe e possível realização de curso de formação de multiplicadores para garantir a oferta de capacitações no âmbito de cada unidade do Ministério Público brasileiro.

Foto: UNCMP.

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp