Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comitê Nacional do MP de Combate ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas realiza reunião ordinária - Conselho Nacional do Ministério Público
Trabalho escravo
Publicado em 6/8/19, às 15h11.

reuniao comite trabalho escravo IMG 9101Nessa segunda-feira, 5 de agosto, o Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Conatetrap) reuniu-se pela segunda vez. A atividade ocorreu na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), em Brasília-DF. Na ocasião, entre outros temas da pauta e sugestões dos participantes presentes, foram aprovados o Regimento Interno e o Plano de Trabalho.

Ainda, foi deliberada a realização de capacitação chamada “Tráficos de pessoas para fins de exploração sexual” que será ministrada por meio de parceria entre o CNMP e o International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), com sede em Viena (Áustria). A capacitação foi agendada para os dias 18 e 19 de setembro, para os membros do Ministério Público que atuam nas áreas de direitos humanos, cidadania e criminal.

Participaram da reunião os conselheiros do CNMP Sebastião Caixeta, presidente do Comitê, e Leonardo Accioly, membro; Ivana Farina, procuradora de Justiça, representando a Presidência do CNMP; Carlos Andrade, procurador do trabalho; Ana Lara Camargo, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul; Alessandra Campos, promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; Mara Elisa de Oliveira, procuradora da República, chefe de gabinete da PGR; Adriana Scordamaglia, procuradora regional da República da 3ª Região; e Ulisses Dias, procurador do trabalho.

Além dos componentes do Comitê, participaram representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Ministério da Cidadania; Sindicato Nacional dos Auditores do Trabalho; Instituto Trabalho Decente; Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho; ICMPD; e Confederação Nacional da Agricultura.

O Comitê

O Conatetrap é órgão colegiado instituído no CNMP com o objetivo de elaborar estudos e propor medidas para aperfeiçoar a atuação das unidades do MP no enfrentamento da exploração do trabalho em condição análoga à de escravo e ao tráfico de pessoas.

Entre outras competências estabelecidas no artigo 2º da Resolução CNMP nº 197/2019, caberá ao Conatetrap buscar articulação com órgãos do Poder Executivo, defensorias públicas e entidades da sociedade civil com a temática, fóruns, comissões e comitês afins.

Conforme o disposto na Resolução CNMP nº 197/2019, o Comitê é composto por três conselheiros do CNMP, um membro do MP auxiliar indicado pela Presidência do CNMP; seis membros do MP, sendo dois dos MPs estaduais, dois do Ministério Público Federal e dois do Ministério Público do Trabalho, indicados, respectivamente, pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, pelo procurador-geral da República e pelo procurador-geral do Trabalho. O presidente e o vice-presidente do Comitê serão escolhidos entre os conselheiros do CNMP.

O Conatetrap se reunirá a cada dois meses e, extraordinariamente, sempre que for convocado pelo seu presidente, de ofício, ou por requerimento da maioria de seus membros.

Veja aqui mais fotos da reunião.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp