Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP trata de ações de fortalecimento de políticas penais no Acre, em encontro com integrantes do Tribunal de Justiça do Estado - Conselho Nacional do Ministério Público
Sistema prisional
Publicado em 29/1/24, às 13h33.

reuniao Conselheiro CNMP 24jan2024 3O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) debateu, na quarta-feira, 24 de janeiro, com representantes do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), maneiras de promover o fortalecimento das políticas penais após o aumento da violência no estado.  

Em reunião realizada na Corte, o conselheiro do CNMP e presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP), Jaime Miranda, e o membro auxiliar da CSP André Martins demonstraram preocupação quanto a rebeliões e tentativas de fuga ocorridas ao longo de 2023. 

No estado acreano, o sistema prisional se encontra sob déficit de 1.400 vagas, enquanto o socioeducativo está com menos da metade da capacidade de ocupação, 45%. Para o conselheiro Jaime Miranda, “ainda não é possível institucionalizar uma solução, mas podemos remediar situações para que a dignidade, o trabalho e a educação avancem dentro do cenário atual. Nesse sentido, a gestão de crises tem servido para reduzir os danos”.  

O debate contou com a participação do chefe de gabinete da Corregedoria Nacional do MP, Vinícius Evangelista, da desembargadora e decana do Tribunal, Eva Evangelista, da desembargadora e coordenadora da Infância e Juventude, Waldirene Cordeiro, e do desembargador e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), Francisco Djalma.  

Também estiveram presentes o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, os juízes Andrea Brito, Alex Oivane, Hugo Torquato e Robson Aleixo, e o procurador-geral do Ministério Público do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro.  

edilio 1 sessao extraO conselheiro do CNMP Jaime Miranda parabenizou a qualidade do trabalho realizado pelo TJAC e, também, realizou a entrega de edições da revista científica “Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública”.  

Danilo Lovisaro destacou o controle da criminalidade que vem sendo realizado dentro dos presídios do Acre. Para o procurador-geral, “é preciso acompanhar e refletir sobre o que podemos fazer melhor, já que o fenômeno das organizações criminosas exige uma execução penal rígida, e a criminalidade só irá diminuir quando for tratada de forma prioritária”.  

Foram apresentadas, ao longo da reunião, informações do relatório do GMF, como a entrega de documentação civil para reeducandos por meio do Projeto Cidadão, avanços do Comitê de Políticas Penais, portarias interinstitucionais para GTs que tratam de temas como a prevenção e combate à tortura, e a premiação do Projeto Radioativo.  

*Com informações e fotos de Poder Judiciário do Estado do Acre  

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp