Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP promove o 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público e a VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 11/3/24, às 09h30.

Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia do MP Online BannerNoticia 1A realização da segunda edição do Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público e da VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público está confirmada. Os eventos, promovidos pelo Conselho Nacional do Ministério Público, são focados na priorização e na implementação de estratégias de inovação e fomento à evolução digital no MP brasileiro. O congresso e a mostra acontecem de 19 a 21 de junho, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília (DF).

Os eventos são promovidos pela Estratégia Nacional do MP Digital e pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, em parceria com o MPDFT. Para participar, é preciso realizar inscrição pelo sistema de eventos do CNMP, disponível desde 8 de março.

O encontro segue a estratégia do ano de 2023, trazendo renomados profissionais, experts em criatividade, inovação e tendências no mundo do trabalho, a exemplo do especialista em inovação e governança pública, Wesley Vaz; da consultora nas áreas de inovação e marketing digital, Martha Gabriel; do expert em futuros Thiago Mattos; e de Christian Wolthers, empreendedor, investidor-anjo, advisor, além de colunista do portal Startups.

Antecedendo o congresso, em 19 de junho, das 14h às 17h30, ocorre a “Fábrica de futuros – pensando o MP de amanhã”, uma oficina destinada a promover uma reflexão coletiva sobre o futuro do Ministério Público, centrada nos pilares de pessoas, estratégia/processos e tecnologias. A iniciativa busca criar um ambiente colaborativo onde participantes são estimulados a explorar ideias inovadoras, abordando como as tendências tecnológicas emergentes podem ser integradas para aprimorar o MP e sonhar como ele será no futuro. Combinando discussões, atividades práticas e brainstorming, a oficina visa equipar os participantes com visões e estratégias que preparem o MP para enfrentar os desafios e desenhar os possíveis futuros.

Às 18h, será dada a largada com a abertura oficial com o presidente da CPE, Moacyr Rey Filho, e a palestra “A nova governança pública na era da inteligência artificial - os impactos na liderança e na estratégia”, ministrada por Wesley Vaz.

A abertura contará, ainda, com homenagens a práticas, projetos e iniciativas de ramos e unidades na temática Digital.

Segundo dia

No segundo dia pela manhã, serão realizadas quatro oficinas simultâneas: Estratégia Digital (Luciana Freitas - Assessora/CPE); Design Thinking para projetos de IA (SERPRO); IA Generativa na atividade fim do MP (Paulo Marques e Octavio Paulo Neto); e Automação de processos na prática (EloGroup).

A VIII Mostra de Sistemas do CNMP abre a programação da tarde, que será encerrada com a palestra “O impacto das novas tecnologias e as estratégias para o futuro”, ministrada pela consultora Martha Gabriel.

Terceiro dia

Christian Wolthers, da Vegan Business, vai realizar a palestra inaugural do terceiro dia do congresso, falando sobre “Relacionamento com startups: o que um MP precisa saber”. Em seguida, o expert em futuro Thiago Mattos encerra o congresso, a partir das 9h, com a palestra “Futuro do trabalho e o impacto nas novas tecnologias e no pensamento digital”. Durante o amanhã também serão apresentados os resultados dos ensaios da oficina "Fábrica de Fracassos: o MP do Futuro”, realizada no primeiro dia do evento.

VIII Mostra

O início dos trabalhos para realização da “VIII edição da Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público" foi oficializada por meio da Portaria nº 7/2024. Assinada pelo presidente da Estratégia Nacional do MP Digital, por meio da CPE) conselheiro Moacyr Rey, a portaria também designa os membros e servidores que vão integrar o Comitê Técnico organizador da iniciativa.

Palestrantes

Wesley Vaz

Wesley Vaz se destaca como um dos principais pensadores digitais brasileiros, exercendo forte influência no setor público. É um palestrante altamente requisitado, oferecendo insights valiosos sobre inovação, governança, liderança, tecnologias emergentes, inteligência artificial e tendências relevantes para organizações públicas e do terceiro setor.

Com uma carreira consolidada de mais de 15 anos em projetos públicos de grande envergadura, Wesley Vaz, em suas palestras e textos, não apenas compartilha sua expertise, mas também incentiva líderes e profissionais a reconhecerem a importância dos talentos, da excelência técnica, da liderança e da formação digital nos negócios públicos e privados.

Atualmente, é auditor-chefe de inovação e governança no Tribunal de Contas da União (TCU). Ao longo de sua trajetória na Administração Pública, desempenhou papéis estratégicos, como o de coordenação do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça.

Wesley Vaz tem mestrado em Ciência da Computação, pós-graduação em gestão empresarial, graduação em Ciência da Computação e possui certificado executivo em estratégia e inovação pelo MIT. É coautor dos livros "Governo Digital e a busca por inovação na administração pública", "Inteligência Artificial - Sociedade, Economia e Estado" e "A descomplicada contratação de TI na Administração Pública".

Martha Gabriel

Martha Gabriel é um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, considerada um dos principais pensadores digitais do Brasil.

Futurista pelo Institute For The Future (IFTF), engenheira (Unicamp), pós-graduada em Marketing (ESPM) e design (Belas Artes), mestre e PhD em artes (ECA/USP) e formação executiva pelo MIT Sloan.

Autora dos best-sellers "Marketing na Era Digital", "Educar: A Evolução Digital (R) na Educação" (finalista do Prêmio Jabuti) e "Você, Eu e os Robôs", (finalista do Prêmio Jabuti). Professora de Inteligência Artificial da PUC-SP, além de lecionar nas principais escolas de negócios do Brasil, incluindo Insper e Fundação Dom Cabral.

Palestrante em sete TEDx, keynote internacional com mais de 90 apresentações no exterior, premiada três vezes como melhor palestra em eventos nos Estados Unidos.

Thiago Mattos

Cofundador da Aerolito, Tiago é internacionalmente conhecido como um expert em futuros. Atual membro do corpo docente da Singularity University (EUA), foi professor convidado na Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Suas apresentações já foram vistas em cinco continentes.

Em 2018, foi convidado para compartilhar suas ideias na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra. Como empreendedor, esteve no time de cofundação de diversas iniciativas da nova economia: laboratórios de big data, plataformas digitais, coworkings, aceleradoras, apps, escolas de inovação, entre outros.

Como autor, teve seu livro figurando nas listas dos mais vendidos já na primeira semana. Em 2020, foi convidado para participar da versão brasileira da coletânea "Letter to My Younger Self" junto com cartas de Paul Mccartney, Ariana Huffington, do chef Jamie Oliver, do astronauta Buzz Aldrin e outros 80 nomes internacionais. 

Christian Wolthers

Christian "Crica" Wolthers é empreendedor, investidor-anjo e advisor. Tem passagem pelo fundo de Venture Capital britânico Veg Capital e, hoje, comanda a Vegan Business, principal plataforma de equity crowdfunding do mercado vegano e plant-based. Também confundou o Zen App, aplicativo líder na categoria líder de saúde mental do país. Atua, ainda, como colunista do portal Startups.

Agenda
2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público e a VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Quando: 19 a 21 de junho

Onde: Sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília (DF).

Inscrições: pelo sistema de eventos do CNMP

Leia a programação. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp