Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselho oferece capacitação sobre uso de tecnologias de inteligência artificial generativa no Ministério Público brasileiro - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 11/3/24, às 08h30.

MP Digital Capacitacoes Online BannerNoticia menorA Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realiza, entre os dias 10 e 11 de abril, a capacitação “Inteligência Artificial Generativa na Atividade do Ministério Público: Limites e Possibilidades” na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

O evento, que acontece das 9 às 18 horas, de forma presencial, busca fornecer aos participantes uma compreensão abrangente sobre a adoção de práticas inovadoras e a implementação de tecnologias de inteligência artificial generativa (IA) no contexto do Ministério Público.

De acordo com a CPE, a capacitação irá apresentar como essas tecnologias podem ser aplicadas no trabalho diário para promover o estímulo à cultura de inovação digital, explorando desde temas como o pensamento computacional até a aplicação prática de ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, na escrita jurídica.

O encontro, restrito aos membros do Ministério Público indicados pelos procuradores-gerais de Justiça de cada ramo e unidade, disponibiliza certificado de participação. Para obtê-lo, é necessário participar do encontro presencialmente, com frequência mínima de 80% em toda a capacitação.

Para a comissão, ao capacitar os membros do MP para compreender e utilizar a IA generativa de forma ética e responsável, “o curso contribui para a promoção da inovação dentro da instituição, fortalecendo sua capacidade de resposta aos desafios contemporâneos e garantindo a entrega de um serviço público de excelência”.

O curso está em sintonia com os objetivos da Estratégia Nacional do Ministério Público Digital (MP Digital), instituída no âmbito do CNMP pela Resolução CNMP nº 257/2023, e que busca, por meio do compartilhamento de boas práticas, "estimular a cultura de inovação digital e fomentar a adoção de valores voltados à inovação incremental ou disruptiva”.

Programação

A programação dispõe de palestras realizadas por membros do Judiciário e de ramos e unidades do Ministério Público que fornecem aos participantes uma compreensão abrangente sobre a adoção de práticas inovadoras e implementação de tecnologias de inteligência artificial.

Confira a programação completa. 

Agenda

Capacitação: “Inteligência Artificial Generativa na Atividade do Ministério Público: Limites e Possibilidades”

Quando: 10 e 11 de abril, das 9h às 18h

Onde: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)

Público-alvo: membros e servidores da área jurídica dos ramos e unidades do Ministério Público e do CNMP

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp