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Tecnologia da Informação, telecomunicações e Informática

Meet MP/SE

O acesso ao sistema pode ser feito no computador através de navegadores atualizados, a exemplo do Google Chrome ou Firefox, e por celular com Android ou IOS, ampliando ainda mais a usabilidade da plataforma, bem como incluindo ampla mobilidade de comunicação. A ferramenta garante privacidade e segurança das informações e está hospedada na própria infraestrutura de tecnologia do MPSE, dispensando a necessidade de investimentos adicionais. Mais informações em: https//www.mpse.mp.br/index.php/2020/06/01/mp-adota-plataforma-exclusiva-de-videoconferencia-para-realizar-sessoes-do-colegio-de-procuradores-de-justica/.

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Drive MP/SE

O "Drive MP/SE" é um serviço oficial com conexão auditada e criptografada que utiliza a infraestrutura de nuvem do próprio MP/SE.

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Sistema Gerenciador Eletrônico de Documentos - GED

Através do GED é possível a criação, edição, movimentação, assinatura e trâmite de expediente dentro do próprio sistema.

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Suporte remoto de TI

Projeto de implementação de PoC de Ferramenta de suporte remoto de modo a possibilitar a prestação de suporte técnico de TI sem deslocamento físico, através da ferramenta BeyondTrust (Bomgar). .

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Gerenciamento de projetos por meio do Jira Software, Confluence e Kanban

Projeto de gerenciamento ágil de projetos, através do uso do Jira Software e Confluence, bem como metodologia ágil e quadros Kanban (ou com fluxos próprios, de acordo com a demanda).

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Automação da Gestão do Portfólio e de Projetos (index 1591798)

automação da cadeia de gestão de portfólio e projetos com as ferramentas Microsoft PPM e Azure Boards, contendo, mas não restrito ao seguinte conjunto de funcionalidades: Cadastro e centralização da entrada das demandas; Fluxo de avaliação, categorização, classificação e aprovação das demandas; Priorização de projetos baseadas em cenários (critérios de classificação e/ou custos); Relatórios de Gestão; Gestão tradicional de projetos (cronograma, riscos, partes interessadas, problemas, planos de ação, solicitação de mudanças, lições aprendidas, etc); Integração do cronograma tradicional com quadro de gestão ágil (histórias e tarefas); Gestão ágil de projetos (criação e gestão de quadros, backlogs, sprints, outros artefatos). A referida implementação está absolutamente alinhada com o macrofluxo de projetos informado no Despacho GPMOD 1580588.

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Implantação da Governança de TI

Com base na Resolução CNMP 171, elaborando Plano Estratégico e Plano Diretor de TI com base em objetivos e metas estabelecidas em OKRs. Diagnóstico da situação atual e implementação de processos de governança e gestão baseados no COBIT eITIL.

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Modernização e atualização da infraestrutura física de TI

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Rede Wi-Fi para Promotorias do Interior

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Projeto Integra MPRN - Implantação dos Serviços Google G Suíte no Ministério Público do Rio Grande d

O projeto buscou substituir serviços de e-mail, armazenamento de dados, videoconferência, sistema mensageiro e agenda por soluções mais modernas, objetivando a melhoria dos serviços disponibilizados e a redução de custos. Entre 2018 e 2020 foram realizados estudos das soluções de nuvem e licitação da solução. Em 2020 ocorreu o processo de contratação, concomitantemente ao início da pandemia, o que forçou a mudança em toda a estratégia de implantação, pois, como medida de saúde, todos os usuários do MPRN foram colocados em teletrabalho. Dessa forma, a comunicação da implantação foi realizada por e-mails de comunicação das ações, notícias, disparo de mensagens por whatsapp e telefone. Em 2020 ocorreram migrações dos serviços para a suíte do Google, lives tira-dúvidas, além de portal com tutoriais orientando os usuários de cada passo da migração, com posterior pesquisa de satisfação dos novos serviços. Em 2021 os serviços continuam em uso e avaliados com média de 95% de satisfação do usuário.

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Substituição das Placas de sinalização nos andares por TV's

Substituição das Placas de sinalização nos andares por TV's.

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Virtualização das atividades extrajudiciais - Implementação do sistema Extradigital

Virtualização das atividades extrajudiciais - Implementação do sistema Extradigital

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Modernização do sistema de gerenciamento de diligências - AGNOM

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Apresentação GeoAnálise (Gestão Inteligente da Segurança)

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MP OS - Inovação e Tecnologia em Tempos de Crise

Desenvolver um equipamento capaz de conectar o usuário diretamente aos recursos na nuvem, com baixo custo e praticidade. Batizado de CloudStation, o equipamento vem com um sistema operacional baseado em software livre batizado MPOS (Ministério Público Operation System), totalmente personalizado para uso no âmbito deste Ministério Público. Com o equipamento é possível trazer economia e mais sustentabilidade. O CloudStation economiza até 90% de energia se comparado a uma estação de trabalho convencional e o seu custo é de 1/6 em relação a um computador. É preciso teclado, mouse e monitor para que o usuário possa trabalhar em uma dessas estações. A tecnologia do hardware é um Raspberry Pi 3, um equipamento muito compacto e robusto para diversas atividades já em uso no mercado, como automação residencial. O Ministério Público, através de sua equipe de TI, encontrou mais uma finalidade ao equipamento transformando o conceito e experiência de seus usuários quanto às inovações constantes da computação em nuvem.

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Sherlock

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso vem aumentado exponencialmente nos últimos anos o volume de informações armazenadas em sua infraestrutura computacional. Sendo assim, o gerenciamento destes serviços e usuários de forma individualizada fica cada vez mais inviável, visto que a auditoria de logs, permissões de acesso, gerenciamento de usuários e contas de e-mail demanda recursos humanos, tecnológicos e também considerável tempo dedicado à consecução destas atividades. Devido a particularidade e sigilo das informações tratadas no âmbito do Ministério Público, surgem desafios como a dificuldade em classificar conteúdo sensível, identificar os proprietários dos dados para evitar o acesso não autorizado e vazamento de informações. Diante da crescente evolução tecnológica, o catálogo de serviços ofertados pela TI tem crescido de forma considerável, de forma que administrar todos eles de forma eficaz e célere acaba se tornando uma tarefa dificultosa. Faz-se necessário a implantação de ferramentas que otimizem e facilitem a gestão destes serviços. Surge a necessidade de uma solução em que seja possível auditar, controlar e gerenciar essas informações e acesso de forma simplificada e eficiente. Aumentando a garantia de disponibilidade, confiabilidade, integridade e autenticidade das informações institucionais. () QUAL A PRINCIPAL INOVAÇÃO: Garantia da disponibilidade dos serviços de TI essenciais às atividades-fim do órgão, provendo segurança e tratamento diferenciado às informações sensíveis.

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Sentinela

O projeto consiste em incluir dentro da da topologia lógica dos servidores de aplicações web a figura do Firewall de Aplicação. Este ativo tem o papel de analisar e filtra as requisições de acesso provindas da internet com destino aos servidores de aplicações do MPMT. Ao analisar tais requisições o Firewall de Aplicação consegue detectar se as requisições (um conjunto delas) são genuínas de um usuário final ou se fazem parte de um ataque. O objetivo é mitigar o risco de intrusões nas aplicações web. () QUAL A PRINCIPAL INOVAÇÃO: As topologias convencionais de segurança para aplicações consiste em se colocar um Firewall convencional, para proteger as aplicações que são disponibilizada na web. Os mecanismos de proteção desses firewalls são baseado apenas na checagem de requisições nas portas padrões de comunicação, permitindo ou negando acesso a um determinada porta e com isso é possível detectar uma quantidade limitada de tipos de ataques. Contudo, muitas formas de ataques consiste em mascarar se como se fosse requisição de um usuário normal. Esse tipo de ataque não é detectado por um firewall convencional. O firewall de aplicação implantado no MPMT possui o diferencial de ser capaz de detectar o comportamento das requisições realizadas na interface da aplicação. Isso garante a detecção de um ataque mesmo aparentemente se comportando como um usuário final.

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MP+Disponível

Adquirir e implantar uma solução de Data Center Modular que possibilite a alta disponibilidade das informações e sistemas utilizados no âmbito do MPE/MT; A disponibilidade de informações que são armazenadas no Data Center, são fundamentais para continuidade da atividade fim do MPE/MT e da prestação de serviços à sociedade por meio dos seus sistemas informatizados; () QUAL A PRINCIPAL INOVAÇÃO: A solução de Data Center Modular adquirida pelo MPMT, destaca-se no âmbito dos Ministérios Públicos visto que inova no quesito Alta Disponibilidade pois implementa a tecnologia Tier 3 de redundância. Possuindo, duas fontes de alimentação Nobreaks UPS, dois grupos geradores e duas alimentações de rede elétrica.

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Virtualização de Procedimentos Extrajudiciais

Com o grande avanço tecnológico que a sociedade vem observando ao longo dos últimos anos, o Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Mato Grosso, como agente transformador e apoiador do todas as boas práticas e metodologias que causem economicidade e agilidade nos processos internos da Instituição, vem observando e estudando desde 2014 o processo de virtualização do Judiciário do nosso país. Diante deste cenário e após criteriosas análises comprovando a viabilidade e segurança das informações no contexto da nossa Instituição, foi autorizado o Projeto de Virtualização dos Procedimentos Extrajudiciais. O projeto visa consolidar todas as informações a respeito de adequações, aquisições, integrações e metodologias necessárias para a implantação da virtualização, fazendo com que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso continue utilizando os avanços tecnológicos para auxiliar na transformação social, beneficiando a todos com uma prestação de serviços de maior qualidade. 1) Pesquisa e levantamento de outros MPs para análise da viabilidade. 2) Implantação da virtualização em uma promotoria piloto utilizando processos virtuais e físicos simultaneamente. 3) Levantamento de requisitos, integrações com outros órgãos e equipamentos como monitores, scanners e certificados digitais. Adequação do sistema SIMP para otimizar o uso do procedimento virtual. 4) Aquisição dos equipamentos identificados e treinamento dos usuários. Expansão do piloto para mais 48% das comarcas. 5) Implantação do novo Data Center com respectiva implantação em 100% das comarcas.

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