Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP apresenta projeto Movimento em Defesa das Vítimas ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e à Associação Comercial do DF - Conselho Nacional do Ministério Público
Defesa das Vítimas
Publicado em 24/2/23, às 18h50.

selo mov defesa vitimas begeNesta sexta-feira, 24 de março, o Conselho Nacional do Ministério Público se reuniu com representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) para apresentar o Movimento Nacional em Defesa das Vítimas.

Durante a reunião, foi exibido o portal do Movimento, que reúne todas as informações sobre o projeto. Além disso, o IBCT apresentou as ferramentas de tecnologia da informação geradas para auxiliar no repasse da informação, de forma compreensível e dinâmica, à sociedade. O Instituto apresentou, também, a ferramenta de apoio às vítimas de violência doméstica que ainda está em desenvolvimento.

Por fim, o Conselho da Mulher Empresária da ACDF mostrou o trabalho que tem sido realizado no âmbito de amparo e de proteção das vítimas de violência doméstica. O encontro abriu a possibilidade da realização de parcerias entre as instituições em busca do aprimoramento do atendimento às vítimas no Brasil. 

Participaram da reunião os coordenadores do Movimento Nacional de Defesa das Vítimas, o o subprocurador-geral de Justiça Militar Marcelo Weitzel e a promotora de Justiça Juliana Felix, ambos membros auxiliares do CNMP; a servidora do Conselho Luciana Marinho; a diretora do IBICT, Cecília Leite; os membros do IBICT Marcel Garcia, Milton Shintaku e Larissa Alves; o presidente da ACDF, Fernando Brites; a presidente do Conselho da Mulher Empresária (CME), Ivonice Campos; e as conselheiras do CME Lucia Felix, Fabiola Orlando, Renata Villas-Boas e Marescka Morena. 

Movimento Nacional 
O projeto Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas foi lançado, oficialmente, em 28 de junho de 2022 e é promovido pelo CNMP, Ministério Público Federal (MPF) e Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações coordenadas que buscam a proteção integral e a promoção de direitos e de apoio às vítimas na perspectiva de atuação do Ministério Público brasileiro. O intuito é facilitar o acesso à informação e aos canais de acolhimento, além de ampliar as ferramentas disponíveis, humanizar e capacitar a rede de atendimento ministerial, combatendo a revitimização institucional.

Acesse aqui o portal do Movimento. 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp