Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP firma termo de adesão ao Movimento Nacional em Defesa das Vítimas com o MPRJ - Conselho Nacional do Ministério Público
Defesa das Vítimas
Publicado em 24/5/23, às 14h09.

MPPJ adere ao MNDDVO Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), recebeu a adesão do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O termo de adesão foi assinado na tarde de terça-feira, 23 de maio, pelo procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, durante a visita dos membros auxiliares do Conselho Nacional Marcelo Weitzel e Juliana Félix – coordenadores do movimento – e de representantes da Corregedoria Nacional do CNMP.

O projeto tem como objetivo desenvolver ações coordenadas em busca da proteção integral e de promoção de direitos e de apoio às vítimas, bem como monitorar a implementação da Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e Apoio às Vítimas, estabelecida pela Resolução CNMP nº 243, de 18 de outubro de 2021, no âmbito do Ministério Público brasileiro.

Marcelo Weitzel destacou a importância do apoio do MPRJ ao Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas. “Essa adesão é essencial, não só pela importância no sentido do que é o MPRJ, do ponto de vista de estrutura e quantidade de membros, mas também da inspiração desse MP para os outros. Para nós, a instituição é vanguarda no que diz respeito a esse tema. No Direito Penal e Processual Penal, eu posso dizer que o movimento traz uma humanização, o reconhecimento de que se há um crime, há uma vítima, há uma pessoa. Mesmo que ela seja falecida, há alguém que está sofrendo por ela. Precisamos pensar nos direitos das vítimas, todos merecem respeito e dignidade”, afirmou.

Já Luciano Matos ressaltou que a proteção aos direitos das vítimas é uma preocupação desde o início da sua gestão. “Criamos, em março de 2021, a Coordenadoria de Promoção dos Direitos das Vítimas, atuando de forma eficaz e humanizada. Esse é um trabalho fundamental, e a adesão ao movimento nacional reforça ainda mais o trabalho que o Ministério Público do Rio de Janeiro vem desenvolvendo nessa importante temática”, disse.

MPRJ adere ao MNDDV2Também participaram da reunião, pelo CNMP, Silvio Roberto de Amorim Junior, coordenador-geral da Corregedoria Nacional do MP; Marco Antônio Santos Amorim, coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional; Jacqueline Orofino Zago de Oliveira, coordenadora de Inovações da Corregedoria Nacional do MP; e Maurício Pais de Melo, coordenador substituto da Coordenação de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional.

Pelo MPRJ, estiveram presentes os procuradores de Justiça Marcus Cavalcante Leal, secretário-geral de Planejamento Institucional; Patrícia Mothé Glioche, coordenadora de Promoção dos Direitos das Vítimas (CDV/MPRJ); Patrícia Leite Carvão, coordenadora-geral da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ); as promotoras de Justiça Valéria Linck, Simone Sibilio, Roberta Rosa Ribeiro, Roberta Gomes da Silva Jorio e outros participantes.

“Hoje formalizamos a nossa adesão ao Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, mas o trabalho já vem sendo feito há bastante tempo no MPRJ. É necessária uma mudança de paradigma dos promotores com relação ao atendimento das vítimas”, destacou Patrícia Mothé Glioche.

Acesse o portal do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas.

Com informações do portal do MPRJ.

Fotos: MPRJ.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp