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Gestão de Pessoas

Programa de Redefinição do Modelo de Gestão de Pessoas do Ministério Público de Santa Catarina (PL

Como escopo do projeto, foram estruturadas 8 (oito) ações descritas a seguir: a) Manuais da CORH (publicações didáticas de vários processos/procedimentos); b) Trilhas de Aprendizagem; c) MP lidera (para aprimorar as competências necessárias para os atuais gestores da Instituição, possuindo também o foco na identificação e desenvolvimento de novas lideranças.); d) RH na área (Pesquisa de Clima Organizacional para identificar questões setoriais e institucionais atualizadas, bem como implementar ferramentas/procedimentos que promovam a aproximação da equipe da CORH às áreas que solicitarem/necessitarem); e) Gestão por competências (gerenciamento da força de trabalho que busca observar e valorizar as entregas dos colaboradores, a partir do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que apresentam); f) Ideias MPSC (disponibilização de ferramenta de compartilhamento de sugestões ou boas iniciativas pensadas); g) Colaborados certo, no local adequado (promoção da alocação de cargos e colaboradores do MPSC nas unidades e setores em que sejam mais efetivos, permitindo, ao mesmo tempo, uma maior identificação com as funções desempenhadas); h) Rede de gestores de pessoas do MPSC (ação construtiva o estreitamento do vínculo entre colegas que, igualmente, encontram-se em posição de chefia, com objetivo principal de aprimorar o conhecimento ligado à função de liderança).

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Programa de Teletrabalho do MP/SC

Na reestruturação do Programa de Teletrabalho do MPSC, foram estruturadas 4 (quatro) ações intrinsecamente ligadas, descritas a seguir: a) Análise dos Sistemas; b) Definição de Rotinas; c) Registros; d) Capacitação. Dessa forma, além do incremento na qualidade de vida dos colaboradores, buscou-se a economia de recursos públicos, a partir da redução de custos operacionais e desativação de postos de trabalho.

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Ciclos de 6 semanas

Existe uma versão de 6 semanas para tudo Organizando projetos e equipes com expectativas factíveis, sem microgerenciamento e fazendo uma coisa de cada vez. Projetos intermináveis, equipes exaustas, expectativas nunca atingidas e, muitas vezes, nenhuma conquista palpável. Não investir na organização do trabalho pode custar muito caro. No setor público, mais ainda; afinal, a falta de efetividade impacta diretamente os serviços prestados ao cidadão. Ciclos de 6 semanas O escopo se ajusta ao tempo, e não o contrário. Ou seja, fixamos intervalos de tempo e “moldamos” os escopos para eles. Sabemos que existe a Lei de Parkinson: o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para sua realização. Portanto, não há prolongamento de prazos — 6 semanas é o período máximo para os escopos que moldamos, nossas “apostas”. Por que 6 semanas? Um pouco de ciência, um pouco de arte: pesquisamos bastante sobre organizações que admiramos, experimentamos alguns formatos e esse funcionou. Na prática, confirmamos que é tempo suficiente para construir algo relevante do início ao fim e curto o bastante para o prazo exercer influência na motivação das equipes. Dentro de cada ciclo, podemos fazer três tipos de aposta: de 6, 3 ou 2 semanas. Assim, cada equipe trabalha com 1 aposta de 6 semanas, 2 apostas de 3 semanas ou 3 apostas de 2 semanas — idealmente com dedicação exclusiva. Entre os ciclos, separamos 2 semanas para ajustes, reflexões, livre exploração de ideias e definição das apostas e equipes para o ciclo seguinte. Para montar as equipes, levamos em consideração os interesses de cada um e as habilidades necessárias para os diferentes tipos de desafio. Às vezes também contamos com colaboradores externos — os Fagulhas. Em geral, nos dividimos em 3 equipes, que variam entre duplas e trios. Veja mais detalhes na documentação do projeto.

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Avaliação de Desempenho Funcional

Sistema que gerencia todo o processo de avaliação de desempenho funcional de servidores e estagiários do Ministério Público do Mato Grosso, totalmente eletrônico, integrado com o Sistema de Gestão de Pessoas.

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Vida plena – MP/MT pensando em você

Buscando a melhoria da qualidade de vida no trabalho no Ministério Público do Estado do Mato Grosso, foram realizadas reuniões de planejamento para definir o escopo, perfil institucional e conceitos relacionados a temática. Além disso, foram resgatados os registros documentais das ações de qualidade de vida desenvolvidas anteriormente, identificados os departamentos envolvidos e mapeadas as principais demandas, por meio de um diagnóstico dos afastamentos mais recorrentes.

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Avaliação de equipe 360º

Trata-se de uma avaliação realizada modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de integração com o avaliado. Assim, participam da avaliação, os superiores, os colegas e pares, os subordinados, e todas as pessoas que giram em torno do ava.

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Documentação Básica da Estrutura de Carreiras da Diretoria de Gestão de Conhecimento

Os processos habilitados compreendem acompanhar e avaliar o desempenho profissional dos colaboradores medianteplano que instrui métricas de divisão hierárquica unificada nos níveis de estágio, trainee, associado, pleno,sênior e liderança técnica de equipe, trazendo paridade com o mercado das carreiras.

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Valorização do Estágio e Programa de Mentoria e Trainees

Os processos compreendem habilitar um sistema de mentorias com profissionais plenos e sêniores para garantir treinamento adequado, aprendizagem continuada nas equipes e redução de impacto com saídas de profissionais.

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Construção do Modelo de Gestão de Pessoas

O programa busca retenção e formação de talentos comprometidos com o projeto de longo prazo da Diretoria de Gestão de Conhecimento, a fim de diminuir o impacto operacional ocasionado pelas saídas de profissionais do corpo técnico, criando assim, ambiente de aprendizado mútuo, troca de conhecimento e motivador para que os colaboradores possam realizar o seu trabalho em alto desempenho.

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Adoção da Metodologia Ágil como Gerenciamento de Projetos

Comprometimento com a mudança cultural que valoriza a inteligência coletiva, através do comportamento e interação. Este método de trabalho exige de todos os integrantes habilidades como liderança, boa comunicação, capacidade de trabalho em equipe.

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Simulador do Mapa de Aposentadoria na ferramenta Sarah (intranet)

Disponibilização do Simulador do Mapa de Aposentadoria na ferramenta Sarah (intranet), de forma a facilitar a projeção da data de aposentadoria de servidores e membros

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Contracheque mensal de servidores e membros no aplicativo do MPDFT

Disponibilização do contracheque mensal de servidores e membros pelo aplicativo do MPDFT, possibilitando a consulta diretamente pelos celulares de forma simples e ágil

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SGP Atende

Disponibilização da ferramenta SGP Atende de forma a facilitar aos servidores e membros o atendimento de demandas relacionadas à área de gestão de pessoas

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Programa Permanente de Movimentação Interna (PPMI)

Utilização do Programa Permanente de Movimentação Interna (PPMI), que possibilita a movimentação de servidores entre as diversas unidades de lotação do órgão, resultando em transparência e oportunidade de novas lotações aos interessados.

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Portal de Licenças e Afastamentos

Criação do Portal de Licenças e Afastamentos, por meio do qual os integrantes do MPDFT podem realizar os pedidos de afastamentos, como licença gestante, paternidade e casamento, entre outros, diretamente no Portal de Gestão de Pessoas, de forma fácil e intuitiva

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SGPedia

Disponibilização da ferramenta SGPedia, na intranet, pela qual são disponibilizadas informações sobre diversos temas relacionados à área de gestão de pessoas, bem como as legislações aplicadas e perguntas e respostas mais frequentes sobre cada assunto.

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Ampliação das formas de comunicação

Iniciativa que busca ampliação das formas de comunicação com os integrantes do órgão, com implantação de canal de comunicação via whatsapp, pelo qual são enviados comunicados e informações funcionais aos servidores e membros cadastrados no grupo e por meio do qual também é possível realizar consultas e sanar dúvidas acerca dos assuntos que envolvem a gestão de pessoal.

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E-Capacita - Programa de Estágio

A ideia central do projeto é de estabelecer uma capacitação mínima para início das atividades de estágio, onde os estudantes conheçam a atuação da instituição, sejam orientados sobre seus direitos e deveres, bem como acerca das atividades que serão desenvolvidas no dia a dia e possíveis desafios, de modo que a experiência seja enriquecedora tanto para os estagiários como para os setores em que estes forem lotados, seja da área-fim ou meio do Ministério Público do Estado de Alagoas. A ESMP vem atuando para melhorar a sua atuação e, em vista desse aperfeiçoamento, nos últimos anos ficou clara a necessidade de estabelecimento de um programa de treinamento inicial para os estagiários, visto a importância de seu papel durante o período em que encontra-se vinculado à instituição, bem como a partir do seu desligamento, onde como profissional, muitas vezes precisará atuar no correto assessoramento e direcionamento da população em questionamentos e dúvidas que envolvem o papel constitucional do MPAL. Em 2019, após a realização da primeira seleção de estágio voltada às diversas áreas de nível superior, houve uma iniciativa de capacitação presencial, por meio de palestra, com uma duração de aproximadamente 4 horas, em que foram abordados os seguintes conteúdos: Papel do MP-AL, atuação dos órgãos de execução; e as atividades desempenhadas pelos estagiários da área-fim, bem como uso do SAJ-MP. Na ocasião, sempre havia a participação de um promotor de justiça e da equipe da Softplan, além da equipe da ESMP. Embora tenha sido um primeiro passo na capacitação de novos estagiários, a palestra não contou com material impresso e/ou digital apresentando um conteúdo básico e nem foi incluída formação específica voltada para acolhimento dos estagiários da área-meio. Com isso, ficou clara a necessidade de constituir um projeto pedagógico voltado tanto para as necessidades do estágio na área-fim como para a área meio, tratando de questões de interesse mútuo como uso racional de tempo, otimização, eficiência, efetividade, comportamento e proatividade, bem como focando em conteúdos específicos de cada área de atuação, visando um melhor aproveitamento do programa por todos os envolvidos (estagiários, membros e servidores). Contudo, em razão da pandemia que foi estabelecida a partir de março de 2020, a capacitação presencial ficou prejudicada, pois a ESMP passou a destinar esforços na virtualização de todos os procedimentos a fim de permitir o seu próprio funcionamento durante o período, o que foi facilitado pela finalização da primeira etapa de desenvolvimento do sistema Apolo e trouxe inúmeros benefícios à instituição, a exemplo da eficiência em obter acesso aos registros a partir de qualquer terminal com internet e do acesso às informações de forma simultânea por três setores envolvidos nesse processo: Diretoria de Tecnologia da Informação, Diretoria de Pessoal e ESMP. Perante esse contexto e com a finalidade de aperfeiçoar o Programa de Estágio do MPAL, esta escola institucional delineou o projeto E-Capacita - Programa de Estágio com a finalidade de modificar o cenário descrito por meio do estabelecimento de um projeto pedagógico voltado ao treinamento inicial dos estudantes que ingressam como estagiários e, a partir disso, fornecer subsídios para implantação da EAD na instituição mediante a criação do conteúdo básico necessário para essa capacitação. Na mesma direção, será criado um manual sobre o Programa de Estágio para que esse público tenha facilidade no acesso às normas vigentes, bem como conheça os procedimentos realizados no âmbito do Ministério Público de Alagoas, o que fará parte do conteúdo estabelecido no projeto pedagógico que será delineado. Ademais, com a criação do sistema Apolo, a virtualização dos procedimentos, e o início das atividades dos estagiários da área meio, restou evidenciada uma necessidade que a ESMP já havia identificado anteriormente e estava buscando alternativas para resolver: a orientação aos supervisores de estágio, que muitas vezes ocorria por telefone e/ou envio de memorandos e ofícios e demandava contato imediato, sem apoio de um material que contivesse as principais informações de forma clara para consulta quando necessário e/ou oportuno. A partir da ampliação do quadro e das múltiplas áreas em que os estagiários podem atuar, tornou-se essencial a criação de um manual de orientação aos supervisores de estágio com o objetivo de instruir acerca de procedimentos cotidianos exigidos pela legislação vigente, bem como servir de guia perante alguns desafios que costumam surgir nesse processo. E, com isso, auxiliar no bom andamento do programa no âmbito no órgão de execução e/ou setor de lotação dos estagiários. Outro ponto abordado pelo projeto é a criação de um material que oriente os órgãos na realização da seleção simplificada de estágio, quando não houver cadastro reserva para determinada lotação. Nos últimos dois anos a ESMP tem realizado essa orientação, contudo ainda não possui material organizado que expresse as principais instruções e trate das experiências anteriores, no sentido de evitar erros e impulsionar a otimização do procedimento. O projeto também servirá para atualizar alguns modelos de documentos atualmente em uso, de modo que estes sigam os parâmetros que fundamentam o projeto pedagógico e sirvam para impulsionar a evolução do estagiário durante o tempo em que estiver vinculado ao órgão e/ou motivar o desligamento de indivíduos que adotem posturas incompatíveis com os objetivos da instituição. Aqui também merece destaque o crescente papel da EAD nas escolas institucionais e os reduzidos custos demandados por essa modalidade de ensino, além de que a inclusão dessa ferramenta consta nos objetivos estratégicos de responsabilidade da ESMP em relação ao Planejamento Estratégico Institucional. Por último, sublinha-se que esse projeto permitirá o estabelecimento dos fundamentos metodológicos adequados e que serão empregados na elaboração do projeto pedagógico e criação de conteúdo do curso de formação dos novos servidores, que também está previsto dentre as ações da ESMP em 2021, proporcionando a experiência teórica e prática necessária para o alcance desse objetivo estratégico. Portanto, o projeto E-Capacita - Programa de Estágio tem o objetivo geral de estabelecer o projeto pedagógico do treinamento inicial do Programa de Estágio do MPE-AL e fornecer subsídios para implantação da EAD na instituição mediante a criação do conteúdo básico necessário para início das atividades dos estagiários. Em face do exposto, adiciona-se que uma instituição não é uma mera formulação abstrata, mas sim composta por pessoas que desempenham as suas funções e, com isso, dão vida à organização. Portanto, quanto mais capacitados esses talentos estiverem, melhor será o desempenho organizacional. Este projeto tem a finalidade de promover uma capacitação aos estagiários vinculados ao Programa de Estágio do MPAL e, com isso, eles poderão contribuir com mais efetividade em suas atividades e terão condições de propagar os valores e as contribuições que a atuação do MPAL traz à sociedade. Em vista disso, a sociedade também será beneficiada, uma vez que o conhecimento disseminado a jovens nas últimas etapas de sua formação receberá profissionais lapidados pelo Ministério Público de Alagoas e que contribuíram na melhoria dos serviços que a instituição presta à população em seu cotidiano visando a defesa da ordem jurídica, do regime democrático dos interesses da sociedade com o intuito de garantia a cidadania e possibilitar o desenvolvimento sustentável.

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Manual do Estagiário (versão 2021) e Manual do Supervisor de Estágio (versão 2021)

A iniciativa tem como objetivo ambientar estagiários da área fim com o funcionamento do Ministério Público e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o programa de estágio.

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Núcleo de Assessoramento Jurídico Remoto (NAJUR)

O NAJUR, por meio de seus 4 sub núcleos coordenados por Assessores Jurídicos, auxilia os Órgãos de Execução que sofrem desequilíbrio na relação entre demanda e força de trabalho de assessoramento jurídico, através do aproveitamento de assessores existentes na instituição e com o incremento produtivo de até 30% daqueles em teletrabalho, além de MP Residentes, que realizam atividades de natureza jurídica de forma remota, possibilitando a utilização dessa força de trabalho em diversas unidades ministeriais simultaneamente, tornando mais eficiente a atuação do MPRN. Para direcionar os esforços do núcleo, são realizados estudos utilizando informações dos painéis de BI visando identificar a situação da relação demanda x força de trabalho. A partir dessas análises, são verificadas que unidades demandam incremento de assessoramento jurídico. Além dos estudos, a implantação necessitou de: redimensionamento do quadro de Assessores jurídicos; projeto-piloto, e; disciplinamento do NAJUR.

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