Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Relatório de Resultados do Planejamento Estratégico do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público

Apresentação

Há oito anos o Conselho Nacional do Ministério Público iniciou o movimento de fomentar a cultura do planejamento. Na comemoração de aniversário de cinco anos de instalação do órgão, em 21 de junho de 2010, o CNMP lançou seu primeiro Planejamento Estratégico.

Ao longo desses anos, adquiriu experiência e aprimorou a iniciativa. Para garantir o monitoramento do cumprimento dos objetivos estratégicos, bem como a melhoria contínua do Órgão, em 2014 foram elaborados novos indicadores estratégicos e sua associação ao plano orçamentário, com vistas a aumentar a transparência do desempenho do Conselho e a qualidade do gasto público.

Ainda, desenvolveu um modelo de governança e de gestão integrada da estratégia, a fim de garantir o alcance dos resultados voltados à sociedade. Nesse sentido, foi criado o Comitê de Governança Corporativa e da Estratégica (CGCE), bem como seus quatro Subcomitês Estratégicos: de Tecnologia da Informação, de Gestão de Pessoas, de Comunicação e de Gestão de Riscos e Segurança Institucional. Por meio dessas instâncias, a tomada de decisão da alta administração passou a ser amplamente subsidiada pelo desempenho da Instituição, garantindo a conformidade aos parâmetros legais e parâmetros indicados pelos órgãos de controle.

Também, instituiu ferramentas de acompanhamento nos níveis tático e operacional (Planos Diretores Setoriais e Plano de Gestão, respectivamente), conectados ao Planejamento Estratégico. Para cada nível, foram estipuladas reuniões específicas e frequentes, para monitorar e alinhar a atuação à estratégia e ao orçamento disponível.
Tais medidas fizeram com que o CNMP alavancasse o alcance às metas e o atendimento à sua missão constitucional, tendo sido reconhecido por instituições como o Tribunal de Contas da União e a Fundação Nacional de Qualidade, bem como pela sociedade, que tem visto a Instituição cada vez mais importante na defesa da ordem constitucional e dos direitos fundamentais.

O amadurecimento do CNMP, em seus doze anos de existência, é corolário do seu esforço de cumprimento da sua missão com eficácia, eficiência e efetividade, e a primeira experiência de planejar estrategicamente foi essencial para isso.

O presente Relatório, portanto, retrata esse caminho, que teve momentos de desafio, de construção coletiva e consolidação de um modelo de excelência, com progressos premiados por sua modernização e institucionalização. As informações aqui sintetizadas servem como registro dos instrumentos e métodos construídos, testados e bem-sucedidos, para as gerações futuras e a eventuais órgãos que almejam seguir trilha semelhante.

RAQUEL ELIAS FERREIRA DODGE

Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público

Nome Tipo Formato Tamanho Arquivo
Relatório de Resultados do Planejamento Estratégico do CNMP Texto pdf